Acontece esta semana, no Colégio Metodista Granbery, o II Encontro de Professores Alfabetizadores: cultura, arte e educação. Iniciada nesta segunda-feira (23), a reunião entre os profissionais visa à troca de experiências vividas em sala de aula. De acordo com a coordenadora do pólo do programa em Juiz de Fora, Luciane Manera Magalhães, nos dois primeiros dias, os professores apresentam o que foi trabalhado em cada município. Neste ano, participam do evento 204 cidades.
A professora de português Andréia Machado é a orientadora da cidade de Ervália (MG). Ela participa das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) desde 2012 e conta que as transformações no ensino são visíveis. “A gente percebe a diferença nas atividades em sala de aula, com o uso de jogos, de cantinhos de leitura, da sequência didática. A aula se torna mais prazerosa tanto para o aluno quanto para o professor. Principalmente em matemática, conseguimos observar maior interesse dos alunos porque eles aprendem brincando.”
Na quarta-feira, as atividades vão ser centralizadas no Cine Theatro Central, onde acontecerão mesas redondas e apresentações culturais. “O II Encontro visa oportunizar ao professor um contato mais próximo com a universidade e a permite a troca experiências. O programa possibilita ainda que a UFJF contribua com a formação desses professores”, enfatiza Luciane. Na quinta-feira, último dia do evento, os professores irão participar de palestras, oficinas e mini-cursos.