Site icon Tribuna de Minas

Juracy Neves: pioneirismo é marco da atuação na construção civil

PUBLICIDADE
Registros da inauguração do Shopping Center e Residencial Solar, situado na Rua Halfeld, onde foi instalada a primeira escada rolante de Juiz de Fora (Fotos: Arquivo Pessoal)

Juracy Neves fez história no setor da construção civil de Juiz de Fora. Ao lado de Fernando Alencar e Olamir Rossini, fundou a Solar Construtora, responsável por empreendimentos pioneiros na cidade, incluindo a criação dos bairros Cidade do Sol, na Zona Norte, e Jardim do Sol, na Região Sudeste.

O primeiro grande projeto da empresa foi o Edifício Mercúrio, localizado na Avenida Olegário Maciel, no Bairro Paineiras, na região central. “A entrega das chaves foi até notícia de jornal”, relata o jornalista Paulo César Magella no livro “O Homem da Planície – Vida, obras e ideias de Juracy Neves”.

PUBLICIDADE

Na década de 1970, a partir da parceria com o Banco Nacional de Habitação (BNH), a Solar Construtora ganhou destaque no mercado. Nesta época, foi construído o Edifício Júpiter, localizado na Avenida Rio Branco, no Bairro Alto dos Passos, Zona Sul da cidade, que totalizava 99 apartamentos.

De acordo com Magella, o nome da construtora foi uma referência a Luiz XIV, rei da França, conhecido como Rei Sol. “Os primeiros prédios teriam o nome dos astros. Esgotado o número de planetas, [Juracy] passou a colocar a marca da empresa nas novas unidades habitacionais.”

PUBLICIDADE
Registros da inauguração do Shopping Center e Residencial Solar, situado na Rua Halfeld, onde foi instalada a primeira escada rolante de Juiz de Fora (Fotos: Arquivo Pessoal)

Pioneirismo

A veia empreendedora de Juracy Neves fez com que ele pensasse em um projeto inédito: a construção de um bairro. Motivado pelo sucesso do Edifício Júpiter, o empresário decidiu criar a Cidade do Sol, que passou a abrigar residências, comércio e indústria.

PUBLICIDADE

A experiência foi repetida anos mais tarde com a criação do Bairro Jardim do Sol, direcionado para unidades residenciais. “Outra ousadia foi construir um condomínio na encosta do Morro de São Bernardo, que deu o nome de Encosta do Sol, mas que os moradores e a vizinhança preferem chamar de Minhocão, pelo estilo da construção, que lembra também o prédio da PUC, na entrada do Túnel Zuzu Angel, no Rio de Janeiro.”

Criado na década de 1970, Edifício Júpiter reunia quase cem moradias, na Avenida Rio Branco (Foto: Fernando Priamo)

O pensamento inovador de Juracy o tornou responsável pelo primeiro empreendimento com escada rolante em Juiz de Fora, o Shopping Center e Residencial Solar, situado na Rua Halfeld, no Centro. Durante a inauguração, a estrutura despertou a curiosidade do público. “Foi preciso pedir a ação dos policiais para conter o fluxo de curiosos que subiam e desciam a escada, pois nunca tinham vivido tal experiência.”

PUBLICIDADE
Solar Center, na Avenida Brasil, é referência para quem embarca com destino a outras cidade mineiras (Foto: Fernando Priamo)

Sucesso nos negócios o torna porta-voz do setor

A empresa já havia modificado a razão social para Solar Empreendimentos S/A quando alcançou a marca inédita de nove mil unidades habitacionais realizadas, tornando-se a maior construtora local e a nona em Minas Gerais. Foi assim que Juracy Neves foi intitulado porta-voz da construção civil em Juiz de Fora.

Solar Flat, localizado na Getúlio Vargas, é um dos projetos realizados por ele (Foto: Fernando Priamo)

Na sua trajetória ainda estão a construção do Clube Montesinas, no Bairro Manoel Honório, na Região Nordeste, e do Hospital São Marcos, no Paineiras, destinado ao atendimento psiquiátrico. A unidade foi desativada quando entrou em vigor o processo de desospitalização de pacientes com doenças mentais.

Após a desativação, a área deu espaço ao Solar Street Mall, o mais recente empreendimento feito por Juracy. Fruto de R$ 30 milhões em investimento, o local reúne lojas e salas comerciais.

Fruto de R$ 30 milhões em investimentos, Solar Street Mall é o mais recente empreendimento feito por Juracy (Foto: Fernando Priamo)

Representantes do setor lamentam a perda

Nesta terça-feira (22), após a notícia do falecimento de Juracy Neves, representantes dos setores imobiliário, industrial e da construção civil lamentaram a perda. “A história dele é muito relevante para a construção civil. Sua atuação contribuiu para o crescimento da cidade, o que o tornou um ícone do nosso segmento. Juracy foi um grande empreendedor que deu oportunidade para muitas empresas. Reconhecemos seu trabalho e seu legado”, afirmou o presidente do Sindicato da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), Aurélio Marangon.

Na foto, o empresário está no canteiro de obras ao lado de Marcos Scapim Cunha (Foto: Fernando Priamo)

O presidente da Associação Juiz-forana de Administradores de Imóveis (Ajadi), Diogo Souza Gomes, agradeceu o trabalho realizado pelo empresário. “Era um homem à frente do seu tempo, que contribuiu muito para o crescimento da nossa cidade em diversas vertentes: da construção civil ao Grupo Solar de Comunicação, passando pela Esdeva e vários outros geradores de empregos e renda. Além disso, um ser humano incrível que deixa um legado para toda Juiz de Fora. Obrigado, Doutor Juracy Neves!”

Condomínio na encosta do Morro de São Bernardo é chamado de Minhocão, pelo estilo da construção (Foto: Fernando Priamo)

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan-JF), Heveraldo Lima, também homenageou o empresário. “Trata-se de uma grande perda para o setor industrial, não só de Juiz de Fora, mas também de Minas Gerais. Nós nos solidarizamos com a dor dos familiares, amigos e de todos os que conviveram com Juracy Neves nas esferas profissional e pessoal, rendendo homenagens ao trabalho por ele realizado ao longo de toda a sua vida e carreira.”

Exit mobile version