O Quarto Batalhão de Bombeiros Militar apresentou, na manhã desta quarta (22), os veículos do Moto Resgate que passarão a operar em Juiz de Fora. Eles fizeram uma simulação de atendimento com o novo equipamento, que pretende agilizar o serviço.
O resgate sobre duas rodas começa hoje, com dois veículos e dois bombeiros em atuação (sempre juntos), por um período experimental de três meses, quando há previsão de ampliação da frota e do pessoal empenhado.
A assessoria de imprensa da corporação informou que o objetivo é que o Corpo de Bombeiros possa oferecer, frente ao aumento da frota de veículos com consequente aumento da lentidão no trânsito, uma “resposta operacional rápida e segura quando da solicitação de urgências e emergências”. Conforme apresentado pela assessoria, estudos comparativos mostraram a redução da mortalidade e de vítimas com sequelas, tanto nos acidentes traumáticos como nas emergências clínicas, em decorrência do atendimento pré-hospitalar oportuno e eficaz.
De acordo com informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Juiz de Fora possuía 170.230 veículos com placa em 2010, sem contar a frota flutuante. Em maio desse ano, este número saltou para 236.227.
Para aumentar a mobilidade dos socorristas no tráfego, os bombeiros que atuam no serviço passaram por curso de moto resgate, estando aptos a adotar procedimentos de primeira resposta de modo a minimizar danos. A atuação nas motocicletas funcionará de forma integrada com o Samu, contando com a regulação médica e viaturas do órgão nas ocorrências de atendimento pré-hospitalar.