A Secretaria Municipal de Saúde de Recreio confirmou o primeiro caso por febre chikungunya no município. A notícia, divulgada no site da prefeitura, foi confirmada por meio de e-mail emitido pela Gerência Regional de Saúde de Leopoldina nesta quarta-feira (22). É o segundo registrado no estado, ambos registrado na Zona da Mata. O primeiro ocorreu no dia 3 de abril, quando uma mulher de 27 anos, residente em Viçosa, importou o vírus da Colômbia.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o caso é considerado suspeito e encontra-se em investigação. A paciente é do sexo feminino e tem 33 anos. Por meio de nota a assessoria da SES afirmou que recebeu a notificação do referido caso nesta quarta-feira pela manhã e que a Regional de Saúde foi acionada para fazer a investigação. “Ressaltamos que, segundo informações recebidas, o caso suspeito é residente no estado do Rio de Janeiro e, diante disso, a SES está realizando contato também com o outro estado para obter informações sobre o período de deslocamento para o município de Recreio, e outras informações relevantes, como parte da investigação.”
Em seu site a prefeitura de Recreio informou que está intensificando o combate ao mosquito transmissor da dengue e a da chikungunya, o Aedes Aegypti.