A Quarta-feira de Cinzas, celebrada neste 22 de fevereiro de 2023, marca para os católicos o fim do carnaval e o início da Quaresma, período de preparação espiritual para a Páscoa. Além disso, a data também representa o começo da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Fraternidade e fome” e será aberta oficialmente às 19h na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. A programação das demais paróquias da região nesta quarta foi divulgada pela Arquidiocese de Juiz de Fora.
A Quaresma é vista pela igreja como tempo de recolhimento que antecede a Semana Santa, onde será relembrada a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Neste período, os fiéis são convidados a rever sua vida cristã e a praticar três exercícios quaresmais: a penitência, a caridade e a oração.
Ao longo da celebração das missas, será realizada a tradicional Imposição das Cinzas sobre a cabeça dos fiéis. Segundo o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que celebrará missa na Catedral, o gesto é um sinal de penitência. “Vamos ouvir dos lábios do ministro uma destas duas expressões: ‘Lembra-te que tu és pó, em pó te hás de tornar’ (cf. Gn 3, 19) ou ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’ (cf. Mc 1, 15). As duas formas servem para alertar o fiel para que ele possa ver a fragilidade da vida humana, preparar-se para a vida eterna e entrar num caminho certamente de conversão diária.”
Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade 2023 tem o objetivo de sensibilizar a sociedade em relação ao problema da fome no Brasil e no mundo. Essa é a terceira vez que a temática é abordada pela Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema “Fraternidade é repartir” e o lema “Repartir o pão”, e a segunda em 1985, com o lema “Pão para quem tem fome”.
A Arquidiocese de Juiz de Fora conta com programas que se relacionam diretamente com a Campanha da Fraternidade de 2023, com foco no cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Um levantamento feito pela diaconia em 2022 mostra que a Igreja de Juiz de Fora atende cerca de 3.500 famílias, considerando os 37 municípios que compõem a Arquidiocese. O auxílio vem, principalmente, por meio de cestas básicas doadas pelas paróquias, grupos e movimentos a elas relacionados. Na cidade, a Arquidiocese tem como destaque os trabalhos realizados pelo Instituto Padre João Emílio, que atende 135 crianças de 5 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social, e a Fundação Maria Mãe, que atua com pessoas em situação de rua.
Confira a programação completa em algumas paróquias de JF
Catedral Metropolitana – Centro
15h e 19h* – Missas
*Celebração presidida por Dom Gil Antônio Moreira, com abertura oficial da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Juiz de Fora.
Paróquia Bom Pastor – Bom Pastor
19h – Missa na Matriz
19h30 – Missa na Igreja Nossa Senhora da Visitação (Boa Vista)
Paróquia Nossa Senhora da Glória – Morro da Glória
19h – Missas na Igreja da Glória
Paróquia Nossa Senhora das Estradas – Igrejinha
19h – Adoração e Missa na Matriz
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Santa Cruz
19h30 – Missas na Matriz
Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Granbery
19h – Missa na Matriz
Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Rosário de Minas
19h – Missa na Matriz
Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus – Bairro de Lourdes
15h e 19h30 – Missas na Matriz
17h – Missa na Comunidade São Vicente de Paulo (Bairro JK)
Paróquia Santa Cruz – Bandeirantes
19h – Missa na Igreja São Francisco de Assis (Parque Guarani)
19h30 – Missa na Matriz
Paróquia Santa Teresinha – Santa Terezinha
18h – Missas nas igrejas Mãe Peregrina (Eldorado) e São Cristóvão (Centenário)
19h30 – Missas na Matriz e na Igreja Nossa Senhora das Graças (Nossa Senhora das Graças)
Paróquia São Francisco de Paula – Torreões
19h – Missa na Igreja São Sebastião (Monte Verde)
A programação completa está no site da Arquidiocese.