Site icon Tribuna de Minas

Medicina tem maior nota de corte na UFJF

PUBLICIDADE

Atualizada às 21h25

No último dia de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a UFJF tem o curso de medicina do campus de Juiz de Fora com o maior ponto de corte da instituição (799,64). Essa é também a 13ª nota de corte mais alta para ingresso no curso no país. Já o curso de medicina da UFJF campus de Governador Valadares ficou com a segunda classificação dentro das graduações da instituição, com 785,86, seguida pelo direito diurno, do campus de Juiz de Fora, com 759,12. Além da medicina, outros cursos muito concorridos na UFJF são direito, engenharia mecânica, engenharia de produção, engenharia elétrica com foco em robótica e automação industrial, engenharia elétrica na área de sistemas de potência, engenharia civil e ciência da computação.

PUBLICIDADE

As inscrições seguem até as 23h59, e os pontos de cortes ainda podem sofrer alterações até esse horário. Além disso, os dados disponíveis são referentes apenas aos grupos de livre concorrência, não incluindo os grupos de cotas. Em todo o país, o Sisu contava com 2.651.682 inscritos até as 18h desta quinta-feira (22), batendo o recorde de candidatos do ano passado. Os estudantes disputam uma das 205.514 vagas oferecidas pelo sistema. Somente na UFJF, são disponibilizadas 1.757 vagas nas 54 graduações.

Também levando em conta as universidades de todo o país, as notas de cortes mais altas estão concentradas no Estado do Rio de Janeiro. Para ingressar no curso de direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus de Volta Redonda, o aluno precisa ter feito, no mínimo, 827,4 pontos. O segundo e o terceiro ponto de corte mais alto estão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para os cursos de medicina (821,8) e engenharia química (818,93), respectivamente.

PUBLICIDADE

Entre as instituições com maior número de inscritos estão a Universidade Federal do Ceará (UFC), com 176.523 inscritos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 175.555 candidatos, e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 169.880. O Ministério da Educação (MEC) somente divulga as instituições com maior número de concorrentes. Assim, como a UFJF não entrou na listagem, não é possível precisar quantos candidatos participaram do seu processo. Os cursos com maior número de inscrições em todo o país foram administração, direito e medicina.

O resultado do processo seletivo será divulgado em chamada única na próxima segunda-feira. As matrículas para os aprovados ocorrem nos dias 2 e 3 de fevereiro. Os que não forem aprovados ainda terão a chance de ingresso por meio da inscrição em lista de espera, que será divulgada pela instituição de ensino escolhida pelo aluno. O prazo para inscrição nessa segunda etapa ocorrerá a partir de segunda-feira até o dia 6 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Exit mobile version