Site icon Tribuna de Minas

Inverno chega e traz onda de frio para a região de Juiz de Fora

PUBLICIDADE

Já é inverno no hemisfério Sul desde a 0h32 desta segunda-feira (21). Em Juiz de Fora, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação chega acompanhada de uma onda de frio e da previsão de madrugadas com temperaturas baixas ao longo da semana. Nesta segunda-feira, a mínima registrada foi de 13,5 graus, por volta das 4h, e máxima de 20,2 graus.

Ainda de acordo com o Instituto, a previsão para esta terça-feira (22) na cidade é de céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuvisco ou chuva fraca. Já as temperaturas devem oscilar entre a mínima de 11 graus e máxima de 22,5 graus.

PUBLICIDADE

O inverno é caracterizado pelas ondas de frios e da estiagem. Em Juiz de Fora, é esta época do ano, que se estende até 22 de setembro, em que historicamente é registrado o menor acumulado de precipitações no ano. Em junho, por exemplo, o acumulado previsto é de 20,1 milímetros. Em julho 14,1 milímetros, agosto 18,5 milímetros e setembro 69,9 milímetros. Para se ter ideia, o índice da estação representa menos de um terço das chuvas previstas para janeiro, o mês com mais precipitações no ano, com 322,1 milímetros.

Outra característica do inverno é a predominância de baixa umidade relativa do ar. Em momentos críticos, em Juiz de Fora, o índice chega a ficar abaixo dos 30%, caracterizando o estado de atenção, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste patamar, aumenta a chance das pessoas manifestarem doenças respiratórias, como rinites e bronquintes, e infecções do trato ocular, como as conjuntivites. O ideal para a saúde é que a umidade fique acima dos 60%.

PUBLICIDADE

Previsão do tempo para a semana

Os próximos dias em Juiz de Fora deverão ser de baixas temperaturas nas madrugadas e tardes ligeiramente mais quentes. Entre terça-feira (22) e o próximo sábado (26) os termômetros deverão registrar entre 10 e 25 graus. O céu deverá oscilar do claro ao parcialmente nublado e remota chance de precipitações, de acordo com o Inmet.

Exit mobile version