Os trabalhadores técnicos-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora retomaram suas atividades nesta quinta-feira (21), dois dias após aprovarem paralisação em assembleia da categoria. A mobilização tem como pautas principais a revogação da emenda constitucional 95 e regulamentação da data-base para os servidores públicos.
Na manhã desta quarta (20), os TAEs participaram de um um ato público em frente ao Fórum da Justiça do trabalho, no Centro. A convocação nacional para a paralisação e realização dos atos teve como prerrogativa a discussão pelo Supremo Tribunal Federal sobre a revisão anual de salários de servidores públicos federais (data-base).
De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), Flávio Sereno, a revisão, embora prevista na Constituição Brasileira, não acontece há 23 anos. Para os servidores públicos, é necessária a criação de uma lei específica que garanta a revisão salarial anual.
Ainda conforme o sindicato, ainda não estão previstas outras paralisações. Entretanto, a categoria não descarta esta possibilidade, diante da não negociação salarial por parte do governo.