Medalha Geraldo Pereira homenageia personalidades na Câmara

Honraria é entregue pela segunda vez em Juiz de Fora a dez figuras de destaque


Por Tribuna

21/06/2018 às 21h57

Foto: Humberto Nicoline/Divulgação Câmara Municipal

Foi entregue nesta quinta-feira (21), no plenário da Câmara Municipal, a medalha Geraldo Pereira. A homenagem é entregue pela segunda vez em Juiz de Fora e acontece no ano em que comemora-se o centenário do sambista e compositor, celebrado no próximo dia 23.

Dez pessoas receberam a honraria, criada pelo vereador Antônio Aguiar (MDB). Os homenageados foram escolhidos pelo Conselho do Mérito, formado por representantes da Câmara, UFJF, Funalfa, Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora, Associação Cultural Estação Palco, Conselho Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação.

PUBLICIDADE

A medalha visa contemplar pessoas físicas e/ou jurídicas que se notabilizaram na produção, difusão e engrandecimento das manifestações artísticos-culturais e sociais da cidade e região.

O sambista

Geraldo Pereira nasceu em Juiz de Fora em 23 de abril de 1918. Aos 12 anos se mudou para o morro da Mangueira no Rio de Janeiro. Aos 20 anos já cantava nas rádios cariocas e gravava discos. Foi amigo de Cartola e é considerado um dos principais expoentes do samba sincopado, cujas variações rítmicas são ainda mais acentuadas, e mais tarde, influenciaria a bossa nova. Confira a lista dos agraciados:

Carla Imaculada Rosa Barbosa
Flávio Aloísio Carneiro – Flavinho da Juventude
Iêda Maria Loureiro de Carvalho
Instituto Cultura do Samba
Laura Conceição
Lúdica Música
Márcio Gomes
Onze:20
Ronaldo Tadeu Magalhães Pereira – Ronaldo Tropical
Silvana Marques

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.