Atualizada às 19h16
Uma audiência pública deverá ser realizada em Juiz de Fora para discutir estratégias para reforçar a segurança na Zona da Mata. Em princípio, o encontro foi agendado para o dia 27 de abril. A decisão foi tomada nesta terça-feira (21) durante encontro entre o secretário de Estado de Defesa Social (Seds), Sérgio Barboza Menezes, o secretário de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora, José Armando Pinheiro da Silveira, e vereadores do município de Guarani. A reunião foi marcada por meio da intervenção do deputado estadual, Isauro Calais (PMDB), e serviu para a apresentação de demandas relacionadas ao combate da criminalidade na região, contando com a presença também de representantes das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros.
“Nós, de Guarani, e o secretário José Armando, de Juiz de Fora, apresentamos as demandas de segurança pública de nossas cidades e toda a região. O secretário de estado nos informou que o governador irá apresentar um plano de medidas, nas próximas semanas, que vai contemplar todo o estado. Todavia, nosso discurso foi voltado principalmente para solicitar o aumento do efetivo policial para nossas cidades, pois entendemos que não adianta apenas aumentar o efetivo de Juiz de Fora ou de Guarani, pois é preciso fazer uma espécie de cinturão que possa abranger toda a região”, afirmou o vereador de Guarani, Dudu Carias (PMDB). A cidade de Guarani, a 70 quilômetros de Juiz de Fora, sofre atualmente com uma onda de furtos e roubos contra residências, principalmente na Zona Rural.
Ainda segundo Carias, ao longo do encontro, o secretário Sérgio Barboza Menezes apresentou ao grupo as dificuldades financeiras pelas quais Minas Gerais passa, mas se comprometeu a atender as demandas. “Solicitamos que ele estude a possibilidade de destinação de uma patrulha rural para operar na região de Guarani, atendendo as cidades de Tabuleiro e Rio Pomba, que são pertencentes aos batalhão da PM de Ubá. Agora vamos aguardar sua resposta em relação aos nossos pedidos mais imediatos, como a destinação de policiais que estão para se formar em Ubá, a fim de reforçar o efetivo de nossa região”, afirmou Carias.
Segundo Isauro, a reunião foi positiva, pois o secretário de Estado de Segurança Pública mostrou-se sensível ao problema. Mas para o deputado, além de medidas nesse setor, o Governo terá que investir em políticas públicas na área social, já que o problema da segurança não é somente da polícia. Como é alto o índice de adolescentes na criminalidade, é preciso criar, por exemplo, novas alternativas sociais para essa população.
A Tribuna tentou contato com assessoria do secretário de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora, José Armando da Silveira, mas as ligações não foram atendidas.