Site icon Tribuna de Minas

Ewbank da Câmara sem água há mais de dez dias

PUBLICIDADE

Os moradores do município de Ewbank da Câmara, a cerca de 36 km de Juiz de Fora, já sofrem há mais de dez dias com a falta de água. Para diminuir o impacto do problema de imediato, dois poços artesianos foram construídos: um no Bairro São Firmino e um no Bairro Grota, na Rua São Geraldo, e ambos devem entrar em funcionamento ainda esta semana. Segundo o Secretário de Obras do município, Paulo Quetz, há a previsão de construção e instalação de mais dois poços ainda no início do ano para que o abastecimento seja normalizado. “Além disso, estamos fazendo a limpeza e ampliação de nossos cinco reservatórios de água, que atualmente estão operando abaixo de 20% da capacidade total, de 200 mil litros. Também estamos lançando mão de caminhões-pipa para aumentar o acúmulo de água e agilizar a normalização do abastecimento.”

Segundo o secretário, a falta de água deve-se à estiagem prolongada por que passa a região Sudeste do país, unida a quase dez anos com praticamente zero investimento em recursos hídricos em Ewbank da Câmara. “Os mananciais estão muito abaixo do normal para o período, mas o mais alarmante é que não houve a construção de um poço artesiano sequer pelo menos nos últimos oito anos, o que estamos fazendo agora e poderia ter evitado uma crise destas proporções.”

PUBLICIDADE

Para Paulo Quetz, é necessário que o serviço seja privatizado, já que atualmente todos os processos, do tratamento da água à sua distribuição nos lares, é oferecido gratuitamente. “Não adianta oferecer o serviço sem cobrar por ele sem que haja qualidade. Uma empresa especializada em fornecimento poderá desempenhar este papel com muito mais eficiência.” Ainda conforme o secretário, na gestão anterior, havia um projeto para que o abastecimento hídrico passasse a ser feito pela Copasa no município, mas não se sabe o que aconteceu com ele. “Na gestão anterior, houve um projeto aprovado pela maioria dos parlamentares da Câmara, mas ele nunca saiu do papel e não se sabe a razão.” O secretário ressaltou que a Prefeitura está tomando todas as providências possíveis para que o fornecimento de água seja restabelecido o quanto antes. “Acredito que já com o pleno funcionamento dos dois poços artesianos já construídos, a situação vá melhorar muito, e o abastecimento tende a se normalizar quando os dois outros previstos também estiverem em atividade”, afirma Paulo Quetz.

Exit mobile version