PJF quer vacinar todas as pessoas com comorbidade até a próxima semana

Município pretende aplicar doses em todo o grupo prioritário acima de 18 anos até sexta-feira


Por Tribuna

20/05/2021 às 21h05

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou, nesta quinta-feira (20), o novo calendário de vacinação para os grupos prioritários. De acordo com a Administração, Juiz de Fora irá vacinar todas as pessoas com comorbidades e deficiências permanentes até o final da próxima semana. O novo calendário irá abranger todas as pessoas maiores de 18 anos que se enquadram nos requisitos prioritários para a vacinação. Atualmente, a cidade já imunizou 34% das pessoas elegíveis para a vacina.

O novo calendário começa na próxima segunda-feira (24) e irá contemplar quem tem 36, 37, 38 e 39 anos. Na terça-feira (25), poderão ser vacinadas pessoas com 32, 33, 34 e 35 anos. Quarta-feira (26), pessoas com 28, 29, 30 e 31 anos poderão tomar a vacina. Na quinta-feira (27), a vacinação será para quem possui 24, 25, 26 e 27. E por fim, na sexta-feira (28), pessoas com idades de 18, 19, 20, 21, 22 e 23 anos. Os locais de vacinação ainda serão definidos e divulgados pela PJF.

PUBLICIDADE

Conforme a Secretaria de Saúde, quem não puder comparecer nos dias definidos para suas idades, deverá aguardar e se vacinar apenas no sábado (29).

Comorbidades que são priorizadas na vacinação

As comorbidades consideradas prioritárias para a vacinação contra a Covid-19 são: diabetes; doenças do coração; doenças pulmonares; hipertensão arterial; câncer; insuficiência renal; imunossuprimidos; obesidade grau 3, com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40; cerebrovasculares; transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; cirrose hepática e anemia falciforme.

Todas as comorbidades podem ser analisadas no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A lista de comorbidades atendidas neste momento no município podem ser conferidas no site da PJF.

Comprovação

Para comprovar a comorbidade, é preciso levar ao posto de atendimento um atestado médico, ou declaração que comprove a condição. Também serão aceitos receita de um medicamento de uso contínuo para tratamento ou outro documento que identifique o acompanhamento da comorbidade. É importante que os documentos tenham sido emitidos há, no máximo, 12 meses.

Já no caso de pessoas com deficiência permanente, é necessário laudo médico dos últimos 12 meses. Além disso, é preciso apresentar originais e cópias, de documento de identidade (RG), CPF – nos casos em que o número não conste no RG – e comprovante de residência.

Confira o novo calendário de vacinação, com locais a serem definidos

Segunda-feira (24)

Vacinação de pessoas com comorbidade e deficiência permanente com 36, 37, 38 e 39 anos.

Terça-feira (25)

Vacinação de pessoas com comorbidade e deficiência permanente com 32, 33, 34 e 35 anos.

Quarta-feira (26)

O conteúdo continua após o anúncio

Vacinação de pessoas com comorbidade e deficiência permanente com 28, 29, 30 e 31 anos.

Quinta-feira (27)
Vacinação de pessoas com comorbidade e deficiência permanente com 24, 25, 26 e 27 anos.

Sexta-feira (28)

Vacinação de pessoas com comorbidade e deficiência permanente com 18, 19, 20, 21, 22 e 23 anos.

Sábado (29)

Vacinação para pessoas que não puderam comparecer no dia marcado.

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.