Drive-thru de vacinação na UFJF vai funcionar neste sábado

Pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, com 40 anos ou mais, autistas e pessoas com Síndrome de Down serão contempladas


Por Tribuna

20/05/2021 às 19h46

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai oferecer vacinação na modalidade drive-thru neste sábado (22). As doses estarão disponíveis no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além do Sport Club. Nos dois locais, a imunização ocorre para pessoas com comorbidade e com deficiência permanente com 40 anos ou mais, além de autistas e pessoas com Síndrome de Down. O horário da vacinação na UFJF é das 9h às 16h, e no Sport, das 8h às 16h. No Sport ainda haverá a aplicação da Coronavac exclusivamente em grávidas e puérperas.

O drive-thru é uma modalidade no qual as pessoas aguardam dentro de seus carros para serem vacinadas. De acordo com a PJF, tal modelo facilita a imunização daqueles que têm dificuldade de locomoção, além de tornar o processo mais ágil.

PUBLICIDADE

Comorbidades contempladas

Dentre as comorbidades que são consideradas prioridades para a vacinação contra a Covid-19 estão diabetes; doenças do coração; doenças pulmonares; hipertensão arterial; câncer; insuficiência renal; imunossuprimidos; obesidade grau 3, com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40; cerebrovasculares; transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; cirrose hepática e anemia falciforme.

Todas as comorbidades podem ser analisadas no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A lista de comorbidades atendidas neste momento no município pode ser conferida no site da PJF.

Documentação de comprovação

Para comprovar a comorbidade, o cidadão deverá levar ao posto de atendimento um atestado médico ou declaração que comprove sua condição. Também será aceita a receita de um medicamento de uso contínuo para tratamento ou outro documento que identifique o acompanhamento da condição. É importante saber que todos os documentos têm que ter sido emitidos há, no máximo, 12 meses.

Já no caso de pessoas com deficiência permanente, é necessário laudo médico dos últimos 12 meses, comprovando o estado permanente da deficiência. Além disso, é preciso apresentar originais e cópias do Documento de Identidade (RG), CPF – nos casos que o número não conste no RG – e comprovante de residência.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.