Site icon Tribuna de Minas

Prefeitura e comércio de JF criam programa para fomentar o turismo local

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou, em evento nesta quarta-feira (20), o programa “Juiz de Fora Meu Destino”. O projeto marca uma parceria entre o Executivo e a iniciativa privada, para fomentar o turismo local por meio da facilitação do contato entre o comércio juiz-foranos e os consumidores, sobretudo os turistas, além de ter o objetivo de tornar o município mais atrativo para os visitantes com uma série de iniciativas para estimular o setor. A ação começou com o lançamento de um site e ainda prevê a disponibilização de um aplicativo no próximo mês.

Uma versão inicial do site pode ser acessada pelo portal da PJF. Nele, o empresário juiz-forano pode se cadastrar e inserir o negócio na plataforma, enquanto o consumidor também pode fazer o cadastro para ter acesso aos estabelecimentos locais e às promoções que serão disponibilizadas pelos lojistas na plataforma. O site ainda oferece um guia do comércio local e os códigos das promoções para que o usuário apresente nas lojas no momento das compras.

PUBLICIDADE

“A gente quer construir, com diversas parcerias, um grande portfólio da nossa cidade (…). Nós precisamos do compromisso de que as pessoas ofereçam as promoções, para que a gente divulgue a nossa cidade para a região”, diz a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira, convocando os empresários da cidade a participarem do programa.

Para além de estabelecer uma ponte entre os comerciantes e os turistas, a ideia, segundo a PJF, é que a plataforma esteja inserida em meio a uma série de ações que estimulem o turismo na cidade. Entre elas, está a criação e divulgação de roteiros de visitas ao município, com localizações de diversos destinos potencialmente atrativos aos visitantes, sendo que sete deles estão disponíveis no link linktr.ee/caminhosjf. A plataforma localiza o turista entre os diferentes “caminhos” e possibilidades locais. Nela, estão estabelecimentos de compras, cervejarias de Juiz de Fora, pontos da gastronomia local, dicas de boteco, espaços culturais, espaços “verdes” e locais de hospedagem.

PUBLICIDADE

Segundo o secretário Marcelo do Carmo, o intuito do Executivo é fazer com que o turista permaneça em Juiz de Fora e movimente a cadeia econômica da cidade. “Para além das promoções, o nosso desafio é saber como trazer o turista e que ele permaneça na cidade (…). Hoje, em via de regra, o turista fica de segunda a quinta, porque ele vem para negócios. (A ideia é) resolver o problema de ocupação hoteleira aos finais de semana sem um custo alto e encantar o turista”, projeta o secretário, lembrando que o ideal é que o turista fique entre sexta e segunda-feira na cidade.

Também presente no lançamento do programa, a prefeita Margarida Salomão (PT) tratou da importância do turismo para a economia do município, além de destacar o potencial da cidade para ser um polo turístico da região. No entanto, a chefe do Executivo ressaltou a importância de que haja boa adesão do setor empresarial. “Esse trabalho é coletivo, não é de um só setor. É pela cidade e é por isso que a cidade tem que dar respaldo a ele. Vocês entram com o empreendimento, nós entramos com as condições para que as pessoas sintam-se acolhidas, protegidas e que queiram voltar a Juiz de Fora”, garante Margarida. “Melhorar o turismo em Juiz de Fora é criar emprego e renda”.

PUBLICIDADE
Evento nesta quarta lançou o o programa “Juiz de Fora Meu Destino” (Foto: Carlos Mendonça)

Trabalho em conjunto

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Marcos Casarin, voltou a bater na tecla da necessidade de união entre os comerciantes e o Poder Público. “A CDL sempre se dispôs a trabalhar em conjunto. Não importa o que passou, nós temos que pensar daqui para a frente”, diz Casarin, que foi acompanhado pelo presidente da Associação Comercial de Juiz de Fora, Aloísio Vasconcelos. “Juiz de Fora foi o berço da indústria no passado. Mas, hoje, o que sustenta Juiz de Fora e representa mais impostos para a cidade é a área de serviços e a área de comércio. O turismo tem um potencial extraordinário aqui, falta apenas impulsionar esses tantos equipamentos que nós temos”.

Após o lançamento do site do programa “Juiz de Fora Meu Destino”, a Prefeitura planeja a disponibilização do aplicativo do projeto, que ainda não foi finalizado. Via assessoria, o Executivo informou que a expectativa é que o app esteja pronto na primeira quinzena de maio.

PUBLICIDADE

Setor do turismo celebra iniciativa

Os representantes do setor de turismo em Juiz de Fora comemoraram a iniciativa da PJF e possuem boas expectativas de adesão por parte dos comerciantes. O assessor da presidência do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora, Rogério Barros, afirma que a entidade já está fazendo a divulgação do projeto e diz que a ideia irá beneficiar especialmente o setor hoteleiro. “A rede hoteleira geralmente fica mais vazia durante o fim de semana, o que permite oferecer uma tarifa mais econômica para o turista, algo que também será um incentivo a ser divulgado. Essa proposta chega em ótima hora, em que parte do setor ainda está endividado e caminhando para uma recuperação.”

A boa recepção também foi considerada pelo Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau (JFC&VB), que já tem realizado iniciativas para que os turistas permaneçam mais tempo na cidade. A vice-presidente executiva, Thaís Lima, afirma que geralmente as pessoas vêm para Juiz de Fora durante a semana para realizar um compromisso de negócios, mas não utilizam o equipamento da cidade. “Nós queremos mudar essa lógica, poder divulgar os eventos e as atrações que a cidade oferece para o turista é uma chance para fomentar o setor hoteleiro e de eventos da região.”

Exit mobile version