Uma partida de futebol disputada por times formados por crianças beneficiadas com o projeto “Travessia” irá inaugurar o campo de futebol society que será entregue hoje à comunidade da Vila Olavo Costa, Zona Sudeste de Juiz de Fora. Às 10h, será realizada uma solenidade com a presença do prefeito Bruno Siqueira (PMDB). O campo fica na Rua Jacinto Marcelino e integra o “Complexo Travessia”, projeto viabilizado com recursos do Governo estadual que tem como objetivo levar cultura, lazer e entretenimento às comunidades carentes em cidades de médio porte.
De acordo com a Secretaria de Governo, a gestão do campo de futebol será feita por meio de parceria entre a associação do bairro e o setor privado. Com as obras de instalação de traves e alambrados já concluídas, uma escolinha de futebol beneficente passará a funcionar no local já a partir da próxima semana. O projeto conta hoje com 40 inscrições e tem capacidade para atender até 80 alunos. Nos horários livres, o local ficará à disposição da população.
O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, explica que o campo será entregue antes do núcleo para que a comunidade possa usá-lo imediatamente e ainda para o desenvolvimento de projetos ligados ao esporte e lazer. “O ‘Travessia’ tem sua importância pela forma eficaz de prevenção ao uso e tráfico de drogas por adolescentes e jovens. Estimular o gosto pelo esporte é uma ótima forma de se construir uma vida longe de possibilidades negativas, além de trabalhar valores altruístas com estes jovens”, explica.
A PJF ainda entregará, nos próximos meses, o Núcleo “Travessia”, prédio de dois pavimentos, que irá abrigar direção, secretaria, cozinha, salas de aulas, banheiros, pátio coberto, biblioteca, uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e auditório. A obra respeita os quesitos de acessibilidade, com rampas, elevadores e banheiros adaptados. No processo de adequação do sistema viário, há a proposta de instalação de um binário que garanta a acessibilidade. No entanto, de acordo com a Secretaria de Obras, as ruas já foram implantadas, mas ainda funcionam em esquema de mão dupla. Toda a área do complexo corresponde a 20 mil metros quadrados e ainda inclui equipamentos de ginástica e área para eventos esportivos e feiras.