Os juiz-foranos podem utilizar a plataforma virtual Colab.re para denunciar a má prestação de serviços bancários, conforme informou o superintendente da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF), Nilson Ferreira Neto. Segundo ele, problemas como tempo de espera nas filas maior do que o estimado pela legislação e a recusa no recebimento de boletos bancários são as principais queixas registradas pelos consumidores.
Para efetuar a reclamação via Colab.re, é preciso fazer a foto da senha de atendimento ou do boleto bancário e postar na plataforma. O aplicativo está disponível nas versões Android e IOS no site da Prefeitura de Juiz de Fora (www.pjf.mg.gov.br). A Lei Municipal 11.023/05 determina que os bancos devem atender o consumidor em até 15 minutos nos dias de semana e até 30 minutos em vésperas de feriados ou dia após feriado prolongado.
O estabelecimento bancário que infringir a lei estará sujeito às sanções administrativas, aplicadas na reincidência de abusos ou infrações, como multa de R$ 10 mil, suspensão ou cassação do alvará de funcionamento.