A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Juiz de Fora manifestou preocupação com assaltos que vêm ocorrendo na BR-040 entre Rio de Janeiro e Juiz de Fora, conforme mostrou reportagem da Tribuna do último domingo. Ontem o presidente da OAB local, Denilson Clozato, afirmou que endossa a solicitação da OAB de Petrópolis (RJ) para instalação de mais câmeras de segurança ao longo da rodovia. “Apesar de a concessionária da BR-040 afirmar que possuiu equipamentos ao longa da via, acho que, na verdade, deveria era privilegiar os trechos onde há maior índice de assaltos a ônibus”, ressaltou Clozato, afirmando que o presidente da 3ª Subseção da OAB de Petrópolis, Antônio Carlos Machado, conta com todo o seu apoio.
[Relaciondas_post]
No último dia 8, a OAB petropolitana encaminhou ofício à Concer, empresa que administra a 040 entre Rio e Juiz de Fora, solicitando a instalação de câmeras de monitoramento na estrada na altura do Bairro Duarte da Silveira, naquele município, onde assaltos vêm ocorrendo com frequência. Neste ponto, onde há um viaduto, ladrões ficam à espreita, esperando a passagem de veículos. Eles jogam pedras nos vidros, obrigando o motorista a parar e, posteriormente, cometem o assalto.
Conforme a Tribuna mostrou, os assaltos a ônibus fretados e de linhas convencionais também já ocorreram no trecho da rodovia, na altura de Juiz de Fora, nos quais bandidos cercaram os veículos na pista, fizeram disparos de arma de fogo, feriram passageiros e utilizaram até arma de choque para intimidar as vítimas. No ano passado, um ônibus que levava 46 comerciantes às compras em São Paulo foi alvo de bandidos armados, próximo ao trevo do Salvaterra. Um veículo Palio parou em um túnel que dá acesso à BR-040, bloqueando a passagem. Quando o ônibus se aproximou, dois bandidos desceram do carro e ordenaram que o coletivo fosse aberto para cometerem o assalto. Também no final do ano, outro coletivo foi interceptado por um Monza na BR-040, próximo a Matias Barbosa. A Concer informou que já tem cem câmeras de monitoramento ao longo do trecho Rio/Juiz de Fora, para inibição dos crimes.