Site icon Tribuna de Minas

Farmácia da UFJF tem conceito máximo

54935ff55a04d

PUBLICIDADE

O curso de farmácia da UFJF recebeu conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado no ano passado, e no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Os dois índices são utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior no país. Além da farmácia, foram divulgadas notas de outros sete cursos oferecidos pela federal de Juiz de Fora: odontologia, medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, serviço social e educação física (bacharelado). Dentre esses, medicina teve o pior desempenho, embora ainda com índices considerados bons (ver quadro).

De acordo com os critérios adotados pelo MEC, a nota do CPC, que pode variar entre 1 e 5 (sendo 1 e 2 insatisfatórios), leva em consideração o resultado do Enade, mas também avalia outros critérios, como o corpo docente e a infraestrutura dos cursos. Além destas notas, foi divulgado também o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade das instituições de ensino superior do país, incluindo os programas de pós-graduação. A UFJF recebeu nota 4, em uma variação que também pode oscilar entre 1 e 5. Abaixo de 3 o resultado é considerado insuficiente, podendo ter intervenção do MEC. Entre as sanções previstas está a suspensão da abertura de novas vagas por meio de processos seletivos.

PUBLICIDADE

O diretor de avaliação institucional da UFJF, Vanderli Fava de Oliveira, ainda vai solicitar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) as pontuações dos cursos para entender como chegaram aos conceitos. No entanto, ele avalia o resultado como positivo, principalmente porque o IGC se manteve estável. “Serviço Social, por exemplo, há três anos obteve Enade 2 e CPC 3, agora passou para 5 e 4, respectivamente. E farmácia, que no último CPC teve conceito 4, agora ganhou 5. A exceção está em medicina, mas pelo que já pesquisei a queda aconteceu em todo o país. Em Juiz de Fora, no ano de 2010, o resultado havia sido Enade 5 e CPC 4.” O diretor também comemorou os conceitos do recém criado curso de nutrição que, no Enade, recebeu nota 5. “Os alunos estão de parabéns porque, geralmente, curso novo não começa com nota máxima.”

As instituições de ensino superior privadas também tiveram seus resultados divulgados. A relação completa está disponível no Diário Oficial da União de ontem, podendo ser acessado por meio do site www.in.gov.br. Além das graduações da UFJF, foram avaliados em todo o país ainda os cursos de agronomia, biomedicina, fonoaudióloga, medicina veterinária e zootecnia. E ainda os tecnológicos em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

PUBLICIDADE
Exit mobile version