Site icon Tribuna de Minas

Ponto de ônibus deslocado para perto de curva preocupa motoristas

PUBLICIDADE
Legenda: Em flagrante feito pela Tribuna, motoristas se arriscam na contramão para ultrapassar coletivo. Foto: Olavo Prazeres

O ponto de ônibus localizado na Rua São Mateus, próximo ao início da Ladeira Alexandre Leonel, no Bairro São Mateus, está sendo motivo de preocupação para motoristas e para usuários do transporte urbano coletivo. O ponto, que abriga usuários que desejam fazer o trajeto do bairro em direção ao Centro, foi deslocado para mais perto da curva da ladeira, mudança que trouxe insegurança para a população.

Segundo o condutor de ônibus urbano da linha 524, que atende o Bairro São Mateus, José Luiz Duarte, o risco de ocorrer um acidente aumentou. “Todos os motoristas estão preocupados, os passageiros também, principalmente quem mora ou trabalha ali perto. É uma descida, tem caminhões pesados que passam ali, e o ponto do ônibus ficou muito próximo da curva. Quando (os veículos) saem dela, dão de cara com quem está parado ali”. Conforme o motorista, também há a preocupação com outros veículos, que descem em alta velocidade na mesma direção. “Quando a gente está parado no ponto, fica preocupado. Fico de olho no retrovisor, com medo de descer uma carreta e ela não conseguir parar”, completou.

PUBLICIDADE

Ele ainda avalia que a situação é uma “tragédia anunciada”, já que relatou ter passado por situações que, por pouco, não resultaram em acidente. “Depois não adianta procurar os culpados”, disse Duarte. O trabalhador esclareceu ainda que a marcação para o embarque dos passageiros está posicionada à frente do poste no qual está fixada a placa do ponto, no entanto, se os motoristas respeitam a marcação, na hora da saída, a traseira do ônibus esbarra no poste. De acordo com ele, também há carros estacionados muito próximos do ponto.

O relato pode ser ilustrado pelo flagrante do repórter fotográfico da Tribuna, Olavo Prazeres. Na imagem, é possível observar que os carros que seguem atrás dos coletivos estão se arriscando e entram na contramão para desviar dos ônibus que estão fazendo a parada. Antes da mudança, o terminal de embarque estava localizado poucos metros à frente de onde está hoje, mas o local possuía recuo para a parada do coletivo, o que possibilitava que os automóveis passassem sem entrar na pista contrária. A equipe de reportagem também observou que, quando chove, as pessoas precisam ficar expostas ao tempo, já que o ponto, em seu local atual, não possui cobertura. No antigo local, os passageiros ficavam protegidos pela marquise de um edifício.

PUBLICIDADE

Abaixo assinado

A situação também preocupou o morador do bairro São Mateus, José Luiz Britto Bastos, que organizou um abaixo assinado. O documento já reúne cerca de 375 assinaturas e pede a volta do ponto de ônibus para o antigo local. “O ponto foi trocado três vezes de lugar. E agora foi jogado quase na esquina com a Alexandre Leonel, o que criou um problema sério para as pessoas que ficam aguardando o ônibus, porque, na verdade, ele para em metade da baia, em frente ao poste. É difícil a acessibilidade das pessoas, e o trânsito está todo retido do ônibus para trás. O ponto onde estava antes era perfeito, um comerciante colocou um banco para que a gente pudesse aguardar sentados, existe uma marquise… era ideal”. O documento será encaminhado ainda esta semana para a Câmara Municipal que, por sua vez, encaminhará para a Settra.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) informou que a mudança foi realizada para otimizar a fluidez do trânsito e melhorar a operação do semáforo existente nas proximidades do antigo ponto de ônibus. No entanto, segundo a pasta, esta alteração ainda está em processo de avaliação e sendo acompanhada por técnicos da Settra. A secretaria ainda informou que, caso seja identificada a necessidade, adequações poderão ser feitas.

PUBLICIDADE
Exit mobile version