Atualizada às 20h47
As matrículas dos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), marcadas para ocorrer nas próximas segunda e terça-feira, estão suspensas na UFJF. Conforme nota emitida pela instituição nesta sexta-feira (19), o cancelamento ocorre em função de decisão tomada pelo Comando de Greve dos servidores técnico-administrativos em educação. Já com relação ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), cujas datas de matrícula estavam previstas para os mesmos dias, a assessoria da universidade informou que, por se tratar de uma seleção com regulamentação própria, ficou acertado que o adiamento destas matrículas será definido em reunião, marcada para a próxima segunda.
Durante encontro com a Administração Superior da instituição, na tarde de sexta, o comando de greve informou que a suspensão das matrículas é uma deliberação nacional do movimento grevista e que tem a plena consciência das consequências que a decisão pode acarretar. Ainda em nota, a UFJF reafirmou sua postura de respeito ao movimento grevista e sua disposição de atuar como interlocutora entre os servidores e o Governo federal. Em seu site oficial, o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Juiz de Fora (Sintufejuf) publicou ata da reunião, onde consta que a decisão foi deliberada em assembleia da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra). No documento, é lembrado ainda que o lançamento destas matrículas estava previsto para ocorrer até o dia 26 deste mês.
Em assembleia da última quarta-feira, os grevistas já haviam informado que a decisão era de não realizar a matrícula dos novos alunos dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, mas a UFJF aguardava orientação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Dentre as vagas oferecidas pela UFJF, 1.005 são destinadas ao campus de Juiz de Fora, distribuídas entre 31 cursos, e 245 para o campus de Governador Valadares, com oito cursos disponíveis.
Mesmo com a decisão nacional, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizaram o registro acadêmico dos alunos aprovados pelo Sisu via internet sexta. Em ambos os casos, o período de matrícula on-line vai até a próxima terça.