A Polícia Militar, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal, desencadeou, nesta quinta-feira (19), mais uma edição da operação Migro, cujo objetivo é aumentar a sensação de segurança entre a população, além de coibir a prática de crimes, principalmente, visando a evitar a migração criminal do Estado do Rio de Janeiro. As ações estão sendo realizadas em todos os acessos da região para o estado fluminense.
Concomitantemente, a PM também realiza a operação Região Segura no interior do município de Juiz de Fora. Durante a tarde, um homem, de 51 anos, foi preso em virtude de mandado de prisão. Ele estava foragido e foi localizado pelos militares, durante abordagem no Bairro Nova Era, na Zona Norte. Uma dupla que ocupava uma motocicleta também foi detida com cerca de R$ 1 mil e uma arma de fogo. Os ocupantes, segundo a PM, são de Paraíba do Sul e foram abordados, em um pedágio na BR-040, quando se deslocavam para Matias Barbosa. A Polícia Militar informou que um deles tem passagem por homicídio, e o outro por tráfico de drogas.
Segundo a assessoria organizacional da 4ª Região de Polícia Militar (4ª RPM), depois da assinatura do decreto pelo Presidente Michel Temer prevendo a intervenção federal no Rio de Janeiro até 31 de dezembro deste ano, a PM irá, ao longo deste período, desenvolver ações nos municípios de Santa Rita do Jacutinga, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde, Belmiro Braga, Simão Pereira, Santana do Deserto, Chiador, Além Paraíba, Volta Grande, Estrela Dalva, Pirapetinga, Recreio, Palma, Barão do Monte Alto, Patrocínio de Muriaé, Eugenópolis, Antônio Prado de Minas, Tombos e Faria Lemos; perfazendo um total de 342,3 km de linha limítrofe entre os municípios de responsabilidade da 4ª RPM com o estado do Rio.
O trabalho combina atividade de policiamento ostensivo, realizado em três níveis de atuação. O primeiro diz respeito a ações pontuais realizadas pelos policiais militares das 19 cidades citadas, com emprego diário nos locais estratégicos que fazem divisa com o estado fluminense. Depois, os municípios recebem reforços semanais para o desenvolvimento de operações nos locais estratégicos, e, por último, as ações são desencadeadas simultaneamente nas 19 cidades, contando com o apoio de outros órgão como a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal.
LEIA MAIS:
- Polícias fazem nova ação para blindar divisas com o Rio de Janeiro
- Polícia Militar faz ação para proteger divisas
- Divisa entre Minas e Rio volta a receber operação conjunta das polícias
- Polícia Militar divulga balanço parcial sobre a ‘Operação Migro’
Conforme a 4ª RPM, foram lançados 153 militares e mais de 40 veículos, como carros e motocicletas. As instituições trabalham de forma integrada e abordam pessoas e veículos utilizando cruzamento de bancos de dados e sistemas como leitura de placas e situação do veículo junto ao Detran, mandados de prisão em aberto, monitoramento da tornozeleira eletrônica e consulta ao sistema de adolescentes infratores, entre outros.
Em 20 de fevereiro, quando uma edição da Migro foi realizada, ocorreram 749 ações, 14.756 pessoas foram abordadas, sendo efetuadas 41 prisão e seis apreensões de adolescentes. Também foram oito armas de fogo apreendidas e 11.223 veículos abordados.