Site icon Tribuna de Minas

Polícias alertam sobre mensagens e aplicativos falsos

PUBLICIDADE

As polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal divulgaram alertas sobre mensagens falsas e até programas que bloqueiam celulares. Um deles vem trazendo pânico para moradores e comerciantes. Acompanhada sempre da mesma foto, está sendo encaminhada nas redes sociais uma mensagem que diz que ladrões estão se passando por funcionários da Vigilância Sanitária e da área de saúde para cometerem assaltos. Nesta quinta-feira (19), em vários grupos de WhatsApp, circulou a informação que o caso teria ocorrido no Edifício das Clínicas, Centro de Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

A chefe da sala de imprensa da Polícia Militar de Minas Gerais, capitão Layla Brunnela, desmentiu o boato. “No que tange aos áudios, vídeos e prints de conversas que estão circulando em mídias sociais, narrando furtos e roubos cometidos por pessoas simulando ser da área de saúde, utilizando inclusive vestimentas brancas, a Polícia Militar esclarece que são falsos. Não foi registrado nenhum fato semelhante no nosso Estado”, disse, acrescentando que em caso de dúvida, a população deva acionar a PM imediatamente via 190.

Já a PRF divulgou em seus canais oficiais um esclarecimento sobre um boato que circula de que os agentes estariam fazendo barreiras e bloqueando estradas com o objetivo de bloquear a circulação. O corporação destacou que o tráfego de veículos está fluindo normalmente.

PUBLICIDADE

O outro alerta vem da Polícia Civil de Minas Gerais. Também por meio de seus canais oficiais, foi informado que golpistas estão disseminando uma mensagem de um suposto aplicativo sobre o coronavírus, o “Covid-19 Tracker”. Porém, quando a pessoa clica no link, instala em seu computador ou celular um programa que criptografa e bloqueia os dispositivos. A Polícia Civil orientou que downloads só devem ser feitos pelas lojas oficiais Google Play, para Android, e Apple Store, para sistema IOS.

PUBLICIDADE
Exit mobile version