Site icon Tribuna de Minas

Em um mês, procura pela vacina contra Covid-19 cresce 76% em JF

PUBLICIDADE

Em um mês, a aplicação de vacinas contra Covid-19 em Juiz de Fora teve um aumento de cerca de 76%. No dia 17 de outubro, o município aplicou 254 imunizantes, entre primeiras doses e doses de reforço. Um mês depois, na última quinta-feira (17), foram aplicadas 449 vacinas, conforme dados divulgados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do boletim epidemiológico.

O aumento da demanda pode se explicar em razão do aumento do número de casos da doença, observado em todo o mundo, inclusive no Brasil. Em Juiz de Fora, no intervalo de pouco mais de um mês, 148 novos casos foram confirmados, entre os dias 21 de outubro e 17 de novembro. Nesse meio tempo, quatro óbitos em decorrência da Covid-19 forma confirmados, o mais recente ocorreu no último sábado (11); a vítima era um idoso de 87 anos que apresentava doença cardiovascular crônica – as comorbidades, além da idade, são fatores de risco para que a Covid-19 se agrave, conforme as autoridades em saúde.

PUBLICIDADE

Imunizantes em falta

Com muitas pessoas indo até os postos para colocarem a vacinação em dia, relatos de falta de imunizantes estão sendo observados em diversas regiões da cidade. A jornalista Júlia Campos, de 30 anos, disse estar tentando se imunizar ao longo de toda semana. Nesta quinta-feira, ela relata ter ido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro Sul e também no Serviço de Saúde do Idoso (Sasi), mas não conseguiu receber a quarta dose.

“Eles disseram que as vacinas tinham acabado e também não souberam me informar onde eu poderia encontrá-las, nem quando estariam disponíveis novamente.” Para Júlia, a impressão que fica é de que, após a campanha para aplicação da 3ª dose, o incentivo à imunização afrouxou. “Eu fui procurar a aplicação da vacina por conta do aumento de casos e porque as festas de fim de ano estão chegando, com muita aglomeração e encontro com a família, inclusive pessoas mais idosas.”

PUBLICIDADE

A Tribuna entrou em contato com as 11 UBSs do município que oferecem a vacinação contra Covid-19. Na manhã desta sexta-feira (18), a reportagem só conseguiu retorno da UBS Nossa Senhora das Graças, que afirmou estar ofertando apenas o imunizante Pfizer para adultos, sem vacina disponível para crianças.

Questionada, a Secretaria de Saúde (SS) afirmou que as doses foram distribuídas pela manhã nas unidades responsáveis pela aplicação. “A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) já informou à SS que novas doses chegarão na tarde desta sexta-feira (18) o que garantirá a normalização do atendimento.”

PUBLICIDADE

*Sem Coronavac para crianças*

Sobre o imunizante Coronavac, utilizado em crianças de três e quatro anos, a pasta municipal informou que não há previsão para o recebimento de novas remessas. “Este é um problema enfrentado nacionalmente e que tem afetado não apenas Juiz de Fora, mas todo o estado de Minas Gerais, que também aguarda o envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde, o responsável por adquirir as vacinas”, afirmou a nota.

PUBLICIDADE

Juiz de Fora deve receber Pfizer para crianças nesta sexta

Segundo a Secretaria Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS), ainda nesta sexta-feira (18), devem ser entregues 2.300 doses do imunizante Pfizer pediátrico “baby” para aplicação em crianças de 6 meses a 2 anos. Para o município de Juiz de Fora serão destinadas 660 vacinas para aplicação da 1ª dose e 660 para aplicação da 2ª.

Já o Estado de Minas Gerais, recebeu nesta sexta, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), 86.510 doses da vacina Coronavac, destinadas à imunização de crianças de 3 e 4 anos de idade contra a Covid-19. Em contato com a SRS de Juiz de Fora, a pasta afirmou que ainda não tem informações de quando os imunizantes da Coronavac serão entregues à cidade.

Minas Gerais deverá receber também, na segunda-feira (21), outra remessa com 250.004 doses de vacina. Desse total, 200.004 são da Pfizer adulta, destinadas à aplicação para população a partir de 12 anos de idade. Outras 50 mil doses são da Pfizer pediátrica, destinadas à aplicação em crianças entre 5 e 11 anos de idade. As remessas estão previstas para chegarem às 8h25 no aeroporto internacional, em Confins. Após a chegada, as doses serão encaminhadas para a Central Estadual da Rede de Frio. Ainda não há informação de quando tais vacinas chegarão em Juiz de Fora.

Vacinação contra Covid-19 segue no sábado

Neste sábado (19) a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza vacinação no Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Av. Dos Andradas, 523, no Centro, de 8h às 13h. Até o momento, a quarta dose contra Covid-19 não está liberada para a população geral, sendo recomendada apenas para pessoas com imunossupressão e pessoas com 18 anos ou mais de idade. Imunossuprimidos com 18 anos ou mais também recebem uma quinta dose.

Além das vacinas contra a Covid-19, também serão aplicados os imunizantes de rotina para as crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, previstos no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Também acontece a vacinação contra a meningite para os jovens de 16 a 30 anos; os trabalhadores da educação superior e de escolas técnicas acima dos 16 anos de idade; os profissionais de saúde com 16 anos de idade ou mais; e os estudantes universitários, sem limite de idade.

Exit mobile version