Juiz de Fora registra a menor temperatura de maio em 18 anos

Impulsionada pela presença de ma forte massa de ar polar, mínima chegou a 6,9 graus, com sensação térmica de 1,5 grau negativo


Por Eduardo Valente

18/05/2022 às 07h50- Atualizada 18/05/2022 às 08h42

A forte massa de ar polar que atingiu parte do Brasil no início da semana chegou à Zona da Mata de Minas Gerais na madrugada desta quarta-feira (18). Em Juiz de Fora, a menor temperatura foi registrada por volta das 7h, com 6,9 graus e sensação térmica de 1,5 grau negativo, impulsionada pelas rajadas de ventos de até 32 km/h.

O índice registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na cidade é o menor para um mês de maio desde 27 de maio de 2004, quando fez 6,7 graus. Apesar do forte frio, o patamar não se aproximou da menor temperatura da história de Juiz de Fora em maio, que são 4,4 graus, em 18 de maio de 1968.

PUBLICIDADE

Embora a baixa temperatura tenha impressionado, esta quarta-feira não é considerada o ápice da ação da massa de ar polar. Isso porque a próxima madrugada pode registrar índices ainda menores. A Defesa Civil de Minas Gerais e o próprio Inmet prevê mínima de até 5 graus na cidade.

Baixa umidade do ar

A massa de ar polar trará outras características para o tempo na cidade nos próximos dias. Uma delas é a amplitude térmica – a diferença entre mínima e máxima ao longo do dia. Nesta quarta-feira, por exemplo, a máxima pode chegar a 20 graus.

Também chama atenção o alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar. Com céu mais claro, o patamar pode ficar abaixo dos 30% no período da tarde. Este percentual é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Estado de Atenção, que pode evoluir para Estado de Alerta (abaixo de 21%). Nesta situação, o ar seco provoca prejuízos ao corpo humano. E, por esta razão, é recomendado evitar a exposição direta ao sol. Especialistas também indicam beber bastante água e não fazer exercícios físicos ao ar livre durante as tardes.

Menor temperatura de Juiz de Fora em 10 meses

Se considerar as baixas temperaturas registradas em Juiz de Fora ao longo do ano, o registro desta quarta-feira é o menor em 10 meses na cidade. Dia 30 de julho do ano passado, quando era inverno, a cidade registrou mínima de 5,6 graus.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.