Site icon Tribuna de Minas

PJF iniciará vacinação de idosos de 88 e 89 anos na segunda

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou, nesta quinta-feira (18), que dará início à vacinação contra a Covid-19 em idosos com 88 e 89 anos. Esse público começará a ser imunizado a partir da próxima segunda-feira (22). A vacinação irá acontecer em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também no Departamento de Saúde do Idoso (DSI).

Para receberem as doses, idosos de 88 anos ou mais devem realizar o pré-cadastro pelo site da PJF. No dia, eles deverão apresentar cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja no nome dele, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa reside no local.

PUBLICIDADE

O horário de funcionamento das UBSs é de 8h a 16h, sem interrupções. Às quintas, o funcionamento é até as 14h, pois os servidores realizam atividades internas nesse dia da semana. Os postos de vacinação são as UBSs de Benfica, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Vila Ideal, Santa Luzia, São Pedro e Borboleta (ver endereços abaixo).

A PJF ressaltou que mesmo abrangendo um novo grupo idosos, de 88 e 89 anos, a vacinação daqueles que têm idade superior e ainda não puderam se imunizar, por qualquer razão, continua nas UBSs e no DSI. Já a vacinação dos profissionais da saúde da ativa de 60 anos ou mais será realizada até o dia 26 de fevereiro. Em Juiz de Fora, já foram imunizadas 18.854 pessoas com a primeira dose e 5.253 pessoas com a segunda dose.

PUBLICIDADE

Cadastro

O pré-cadastro pode ser realizado a partir desta quinta. O credenciamento ocorre da mesma forma como foi feito para os idosos de 90 anos ou mais e para profissionais de saúde da ativa de 60 anos ou mais. A Secretaria de Saúde disponibilizou um formulário on-line para o pré-cadastramento, que pode ser acessado por meio do banner disponível na página inicial do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação no município segue as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI).

PUBLICIDADE

O pré-cadastramento deve ser realizado exclusivamente por meio do portal da PJF. O preenchimento é simples. Os idosos ou seus familiares devem inserir dados como nome, CPF, data de nascimento, sexo, telefone, idade, e informar se está acamado ou se tem alguma comorbidade. O questionário não é um sistema de agendamento, e tem o objetivo de agilizar o atendimento nos locais de vacinação e evitar aglomerações na aplicação das vacinas.

Vacinação dos acamados começa pelas áreas descobertas

Segundo a PJF, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde está realizando a imunização em idosos com 90 anos ou mais acamados e que realizaram o pré-cadastro, nas áreas não cobertas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já o Departamento de Internação Domiciliar (DID) vai atender os idosos já vinculados ao programa de vacinação e que também residem em área descoberta.

PUBLICIDADE

As UBSs, por sua vez, estão concluindo o levantamento dos idosos acamados residentes na sua área de cobertura e também usando dados do pré-cadastramento para definir o público-alvo desta etapa. A vacinação dos acamados nas áreas cobertas por UBSs também terá início na próxima segunda.

Locais de vacinação de idosos com 88 e 89 anos:

– Departamento de Saúde do Idoso: Rua Batista de Oliveira 943;
– UBS Benfica: Rua Guararapes 106;
– UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.
– UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida 775;
– UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares 1.910;
– UBS Santa Luzia: Rua Torreões s/nº;
– UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer 1.433;
– UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.

Trabalhadores de 15 instituições já foram contemplados com 2ª dose

Há cerca de dez dias, no dia 8 de fevereiro, a Prefeitura deu início à aplicação da segunda dose da vacina no primeiro grupo alvo da imunização: trabalhadores da saúde e idosos em instituições de longa permanência. O intervalo entre as doses era de duas a quatro semanas para quem tomou a vacina Coronavac, e de até 12 semanas para os imunizados com doses da vacina da Astrazeneca.

Até o momento, de acordo com a Secretaria de Saúde (SS), pessoas de pelo menos 15 instituições já receberam as duas doses necessárias para a imunização. Em nota enviada à Tribuna, a pasta municipal informou que deverá finalizar essa etapa “nas próximas semanas”. “A vacinação dos trabalhadores e profissionais da saúde é feita diretamente nos locais de trabalho pelas equipes de imunização da SS, e por meio de uma lista nominal (…). A aplicação da segunda dose precisa ser feita entre duas e quatro semanas após a primeira, a SS está seguindo seu cronograma e nas próximas semanas finalizará a imunização com a segunda dose nos grupos de profissionais que foram priorizados no primeiro momento. A SS destaca ainda que a vacinação é um processo contínuo e gradativo que irá, aos poucos, atingir outros públicos.”

A Tribuna também questionou a PJF sobre a quantidade atualizada de vacinas disponíveis reservadas à aplicação da segunda dose na cidade, e se o quantitativo contempla todos os grupos que estão recebendo a primeira dose, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. Também não foi informado se o número de imunizantes que o Município recebeu até o momento poderá contemplar novos grupos para além dos divulgados até esta quinta.

Instituições/grupos que já receberam a segunda dose*

– Equipe de vacinadores
– Samu
– Instituições de Longa Permanência de Idosos
– Hospital Universitário
– Regional Leste
– Hospital Regional João Penido
– Hospital Ana Nery
– Pronto Atendimento Infantil
– Hospital Geral
– STIH
– Hospital Pronto Socorro + Departamento de Internação Domiciliar
– UPA São Pedro
– Atenção Primária de Saúde
– UPA Norte
– UPA Santa Luzia
– Hospital Monte Sinai

* A Prefeitura informou que não divulga previamente os locais que ainda receberão a imunização

Exit mobile version