As provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) têm início na tarde de hoje, e vários órgãos da cidade estão se mobilizando para receber, de forma tranquila, os 17.574 candidatos que irão realizar os três módulos em Juiz de Fora. Outros 6.315 farão o exame em outras cidades. Além de Juiz de Fora, a prova será aplicada em Muriaé, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares e Volta Redonda (RJ). Ao todo, foram quase 24 mil inscrições nesta, que é a maior edição do Pism.
Para facilitar o transporte, a Settra irá disponibilizar 22 ônibus extras para atender os candidatos que vão realizar a prova no Campus da UFJF e no Colégio de Aplicação João XXIII. Além dos quadros regulares das linhas 545 e 555 (Universidade) e 221 e 222 (Bom Pastor/Santa Catarina), serão disponibilizados horários extras a cada 30 minutos, aproximadamente. Alguns aplicativos possuem horários e itinerários, entre eles o CittaMobi e o Busão JF, além do site da Astransp. Alterações de circulação foram realizadas no entorno da UFJF, para melhorar o fluxo de veículos e o acesso ao campus. No entanto, neste ano, nenhuma via foi alterada para aumentar as vagas de estacionamento, já que, nos últimos anos, a demanda tem sido baixa. Na UFJF, os estacionamentos das unidades onde os exames acontecem estarão fechados. Os demais, como o do prédio da Reitoria e do Critt, poderão ser usados normalmente. A Settra irá disponibilizar dez agentes de trânsito, que irão atuar na região da universidade. Os demais locais de prova terão apoio da PM. Vinte e nove faixas de sinalização foram implantadas no campus e no entorno para auxiliar os estudantes a encontrarem seus locais de prova (ver quadro).
Além do campus, 17 instituições irão receber os candidatos ao Pism. Os portões serão fechados às 13h, não sendo admitidos retardatários. Por isso, a UFJF recomenda que os alunos saiam de casa com bastante antecedência. Após iniciada a prova, o estudante deverá permanecer no local por, no mínimo, uma hora e meia. Neste ano, será de responsabilidade do candidato levar seu material. Outra mudança é que o celular será permitido, mas precisará estar desligado. Os alunos devem apresentar comprovante definitivo de inscrição e identidade. As provas serão encerradas às 17h30.
Na UFJF, haverá pessoas com colete vermelho, que fazem parte da equipe apta a ajudar e tirar dúvidas de última hora.