Site icon Tribuna de Minas

Chuvas devem se estender por todo o estado

(Foto: Fernando Priamo

PUBLICIDADE
(Foto: Fernando Priamo)

A associação de uma frente fria vinda do oceano com o posicionamento de um canal de umidade favoreceu a ocorrência das fortes chuvas que provocaram transtornos na capital de Minas Gerais, nessa quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República. Esse sistema foi responsável pelo favorecimento da ocorrência de áreas de instabilidade, não só em Belo Horizonte, mas também em grande parte do estado, passando pelo Noroeste, Triângulo, Central e Oeste. De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, do 5º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), embora esse sistema fosse grande, ele causou chuvas com volumes diferentes nas regiões. “O Norte da capital foi o local que sofreu maiores transtornos, com o maior volume de chuvas em 24 horas. Ocorreram chuvas fortes por cerca de duas horas, e a maior parte delas, justamente, sobre a região da Venda Nova.”

Nessa sexta-feira (16), a influência desse sistema deve continuar atuando. A frente fria vinda do oceano e o transporte de umidade da Amazônia para o Centro e o Sudeste do Brasil ainda reforçam condições de chuva, principalmente no Noroeste, no Triângulo Mineiro, em parte da Zona da Mata e no Rio Doce, durante a tarde e a noite. “A partir deste sábado (16), a tendência é de redução de nebulosidade, principalmente à noite. No domingo, as chuvas estarão restritamente associadas ao aquecimento e disponibilidade de umidade em pontos isolados, principalmente no Noroeste e no Triângulo. No resto do estado podem até ocorrer chuvas isoladas, mas a probabilidade é pequena.”

PUBLICIDADE

Essa redução das chuvas segue até segunda-feira (19), quando um novo sistema trará, novamente, condições favoráveis a chuvas, principalmente no Sul e no Triângulo. Na região Centro Sul e Oeste, a chuva deve chegar a partir da terça-feira (20). No sábado, as temperaturas devem variar de 14 a 36 graus, sendo a menor prevista para o Sul de Minas e a maior no extremo Norte do estado. Para a Zona da Mara, as temperaturas variam entre 17 e 31 graus. Com umidade ficando entre 50% e 90%. Em Juiz de Fora, a temperatura deve ficar entre 17 e 27 graus.

Exit mobile version