Juiz de Fora terá sete cruzamentos equipados com temporizadores nos semáforos de veículos a partir de janeiro. A previsão é de que, dentro de 30 dias, o município receba 20 equipamentos, que, primeiramente, serão instalados nos pontos onde existem os super-radares, equipamentos com fiscalização de avanço de semáforo, localizados nas avenidas Rio Branco (na altura do Sport e no cruzamento com a Rua Benjamin Constant, Brasil (com Rio Branco) e Doutor Paulo Japiassu Coellho (com Rua Tom Fagundes, no Cascatinha).
Conforme a assessoria da Settra, em um segundo momento, os temporizadores serão adotados nos cruzamentos da Rio Branco que mais apresentam problemas de fechamento de via, como é o caso das interseções com a Avenida Itamar Franco e com as ruas Santa Rita e Floriano Peixoto. A novidade foi anunciada pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB) na manhã desta segunda (16), em reunião com representantes da Settra e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Sinttro).
Segundo a Prefeitura, o equipamento será acionado somente nos últimos 10 segundos, quando o semáforo estiver no estágio verde, alertando para o fechamento da passagem de veículos. Nos demais estágios, o temporizador permanecerá desativado. Esse funcionamento foi definido pela Settra, a partir de avaliação do dispositivo em outras cidades, garantindo que o condutor tivesse tempo suficiente de parar antes de o sinal fechar e, ao mesmo tempo, não pudesse avançar antes de nova abertura (motivo pelo qual o temporizador não funciona quando está no vermelho).
Bruno Siqueira explicou que a compra dos dispositivos atende à demanda dos profissionais do transporte coletivo urbano e visa, principalmente, à segurança de pedestres e condutores. “Quando instalamos os radares de tripla fiscalização na cidade, ouvimos muitas queixas. Desde o início, o objetivo era melhorar a segurança dos pedestres, devido aos abusos que vinham ocorrendo em alguns locais. Com esses temporizadores, vamos garantir ainda mais transparência, pois nossa preocupação não é com aplicação de multa. Pelo contrário, é com o controle da velocidade e a segurança de pedestres e motoristas”, ressaltou o prefeito, via assessoria.