Site icon Tribuna de Minas

Vacinação em JF tem filas em dia com mais de 7,7 mil doses aplicadas

PUBLICIDADE
Fila foi observada em frente ao Sport Club na manhã esta quarta-feira (Foto: Gabriel Silva)

O Município de Juiz de Fora aplicou, nesta quarta-feira (16), 7.753 vacinas contra a Covid-19. De acordo com balanço da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foram aplicadas 4.544 primeiras doses do imunizante, e 3.209 segundas doses. A quantidade de doses aplicada se justifica pela ampliação dos públicos-alvo da campanha. Isso gerou grande busca pelos imunizantes, em diversos postos de vacinação, ocasionando esperas ao longo de todo o dia. Até o fim da tarde desta quarta, grandes filas se formavam na entrada no Sport Club, em ambas as direções. Uma se alongava pela Avenida Brasil, em direção ao Corpo de Bombeiros. A outra era formada em direção à Avenida Rio Branco, sentido Mergulhão.

LEIA MAIS: PJF amplia horário de vacinação contra Covid-19 em oito UBSs

PUBLICIDADE

De acordo com a PJF, no Sport Club mais de 4 mil pessoas foram atendidas somente nesta quarta. Em nota, a Prefeitura confirmou que o avanço importante na imunização se dá pela volta da vacinação por faixas etárias, que, nesta quinta-feira (17), contempla pessoas de 58 anos nascidas entre julho e dezembro. A inclusão de novos grupos, como grávidas e puérperas sem comorbidade e trabalhadores da educação de todos os níveis, também aumentou a procura por doses nesta quarta, segundo a Secretaria de Saúde.

Ainda em nota, o Município destacou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Juiz de Fora segue acima das médias nacional e estadual, tanto na aplicação de primeiras quanto de segundas doses. “Aplicamos, ao menos, uma dose de vacinas contra Covid em 33,46% da nossa população total, enquanto as médias nacional e estadual estão, respectivamente, em 26,88% e 25,87%. A alta procura pela vacinação em Juiz de Fora é resultado da forte atuação da PJF na imunização contra Covid-19 e também da bem-sucedida divulgação para que as pessoas busquem a segunda dose no tempo certo”, informa o texto.

PUBLICIDADE

Ampliação da equipe

A PJF ainda informou que ampliará as equipes de vacinação no Sport nos próximos dias. O intuito é que, com a possibilidade da chegada de mais vacinas, o Município possa aumentar a capacidade de pessoas atendidas no local.

“A Prefeitura de Juiz de Fora celebra a vacinação das 7.753 pessoas e as inúmeras manifestações de gratidão pelo bom atendimento recebido e pela antecipação da vacinação, que traz proteção contra a Covid-19 a mais juiz-foranos. Os profissionais que tanto se empenham ao longo de todo este período para que nossa campanha de vacinação seja um sucesso merecem, mais uma vez, ser parabenizados e reconhecidos pelo ótimo serviço prestado à população”, destacou o texto.

PUBLICIDADE
Só nesta quarta-feira, segundo a Prefeitura de Juiz de Fora, mais de quatro mil pessoas foram atendidas no Sport Club. De olho na elevada demanda tanto pela primeira, quanto pela segunda dose, Município informou que ampliará equipes de imunização no local nos próximos dias (Foto: Fernando Priamo)

Filas já eram grandes pela manhã

Ainda pela manhã, quem foi vacinar contra a Covid-19 também teve de encarar longas filas, ao menos nos postos de vacinação do Sport Club Juiz de Fora, no Centro, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro São Pedro, na Cidade Alta. Entre 9h e 10h, a reportagem da Tribuna esteve nos dois locais e observou o grande número de pessoas procurando os imunizantes.

No posto de vacinação do Sport, filas paralelas foram formadas para a vacinação de profissionais da educação e para a segunda dose do imunizante Coronavac a pessoas com comorbidades. Este último grupo foi o responsável pela maior fila, ao passo que a demanda para aplicação da primeira dose de profissionais da educação era menor no local.

PUBLICIDADE
Algumas pessoas foram surpreendidas pelo tamanho da fila no Sport (Foto: Fernando Priamo)

Encarando a longa fila para completar a imunização, Paola Lanius integra o grupo de pessoas com comorbidades e foi surpreendida com a fila no Sport, que estava indo até a Rua José Calil Ahouagi. “Eu imaginava que ia ter muita gente, mas nem tanto. Mas eu já vim preparada para perder meu dia aqui”, conta Paola. Quando foi tomar a primeira dose, ela teve a opção de ser vacinada na UBS do Bairro São Pedro, o que garantiu maior agilidade.

Apesar de precisar aguardar um longo período na fila, Paola relata o alívio por conseguir a vacinação. “É um alívio total. Hoje mesmo eu descobri que um amigo faleceu e meu marido não vai tomar (a vacina) tão cedo. Pelo menos, entre nós dois, já é 50% de segurança”, afirma.

Já na UBS do São Pedro, a longa fila foi formada para a imunização dos profissionais da educação e também para a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca. A professora Aparecida Rossoni, que atua na Escola Municipal Doutor Adhemar Rezende de Andrade, aproveitou o dia para tomar a primeira dose da vacina e não perder a oportunidade, mesmo precisando aguardar na fila. “Hoje é a minha faixa etária, então vou ficar aqui (na fila)”, afirma.

Nesta quarta, além da aplicação de segundas doses, ocorreu a abertura da vacinação de profissionais da educação de 45 a 54 anos. Também foi dado início à imunização de grávidas e puérperas sem comorbidades e a vacinação seguindo apenas o critério da idade chegou à faixa etária dos 58 anos.

Longa fila foi observada próxima à UBS do São Pedro (Foto: Gabriel Silva)

PJF amplia horário de vacinação em oito UBSs

Com o avanço na aplicação de segundas doses, na vacinação de profissionais da educação e com a retomada da imunização por idade, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Bairro de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro, Vila Ideal e a UBS Centro Sul passam a vacinar contra a Covid-19 em dois períodos. Nesta quinta-feira (17), estas unidades vacinam, durante a manhã, das 8h às 11h, e à tarde, das 13h às 14h. A partir de sexta-feira, o horário da tarde estende-se até as 16h. As demais UBSs que imunizam contra a Covid-19 irão manter a vacinação no período da manhã, das 8h às 11h. Na parte da tarde, ocorre a aplicação das vacinas contra a Influenza.

De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), além das segundas doses, as oito UBSs também oferecem a primeira dose de imunizantes contra a Covid-19 para trabalhadores de educação, grávidas e puérperas (mulheres em pós-parto de até 45 dias) sem comorbidades e idosos com 60 anos ou mais.

Nas outras unidades também há aplicação de segundas doses para todos os públicos, além de primeiras doses para grávidas, puérperas e idosos com 60 anos ou mais. Os idosos também podem receber a vacina no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 16h.

Outros locais de vacinação nesta quinta

Nesta quinta, a vacinação por idade chega às pessoas de 58 anos, nascidas de julho a dezembro, que recebem a vacina em todas as 48 UBSs e também no Sport Club.

No Sport Club Juiz de Fora acontece a aplicação das primeiras doses destinadas aos trabalhadores da educação que têm entre 40 e 44 anos, grávidas e puérperas, além das pessoas de 58 anos nascidas de julho a dezembro. As segundas doses de Astrazeneca e da Coronavac também são aplicadas no Sport Club, das 8h às 16h.

No RU Centro da UFJF, das 9h às 16h, é realizada a vacinação de profissionais da saúde pré-cadastrados que tenham de 30 a 34 anos. No Departamento de Saúde do Idoso (DSI) é realizada a aplicação de imunizantes em idosos de 60 anos ou mais, tanto a primeira quanto a segunda dose.

Exit mobile version