A partir da próxima terça-feira (20), o maior planetário do estado, inaugurado nessa semana no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estará aberto ao público de terça-feira a domingo, oferecendo sessões com duração de 30 minutos cada. A Tribuna foi ao local conferir de perto o novo ambiente para estudos e turismo em que o público poderá imergir e se transportar para o universo. “Com essa nova estrutura no Centro de Ciências, poderemos utilizar ainda mais para trabalhos em astronomia, como também na área de turismo e trabalhos de extensão”, afirma o coordenador de Astronomia e responsável pelo Planetário, Cláudio Teixeira.
“O planetário possui projetor digital e projetor óptico em que é possível simular fases da Lua, a esfera celeste, o céu estrelado, movimento do Sol e outros detalhes do sistema solar”, comenta Teixeira. De acordo com o coordenador, as imagens são projetadas via fibras ópticas, permitindo, assim, alta resolução das imagens transmitidas em 360 graus numa cúpula com 12 metros de diâmetro. “É o cinema do céu. A pessoa fica envolvida na imagem. É um lugar que chamamos de ambiente de imersão, onde a gente tem a sensação realmente de estar dentro da cena”, acrescenta.
Para o diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira, o novo planetário é um recurso fantástico que possibilitará aos estudantes compreenderem de uma maneira fácil e real assuntos de Astronomia. “Fiquei fascinado. Antes tínhamos nosso planetário analógico inflável que funcionou durante oito anos. Agora com a novidade tecnológica a experiência é indescritível”, comenta.
O sociólogo Fábio Ribeiro agendou sua visita e foi conhecer o planetário com a esposa e seu filho de 5 anos. “É um experiência sensacional”, comenta. “Parece que estamos em movimento. É uma experiência emocionante”, completa a esposa Luciana Miranda, dona de casa.
Agendamento das visitas
O agendamento das visitas já pode ser feito pelo link www.ufjf.br/centrodeciencias e cada pessoa pode pegar até cinco convites. Logo após a marcação, o visitante deve baixar o ingresso no próprio celular, o mesmo deve ser apresentado na porta do local. Também é possível assistir à exibição sem efetuar a inscrição on-line, porém será permitido somente se ainda existirem lugares disponíveis na sessão. A capacidade máxima no planetário é de 90 pessoas. A expectativa é de que 60 mil pessoas visitem, anualmente, o local. Atualmente, o planetário exibirá duas sessões, de 30 minutos cada: “A origem da vida” e “Astromitos”, sendo a primeira voltada para todas as idades, enquanto a última foca no público infantil.
O equipamento
O Skymaster ZKP 4 é o equipamento óptico responsável pela projeção do planetário. O modelo foi produzido e instalado no Centro de Ciências pela empresa alemã referência mundial em tecnologia óptica e optoeletrônica, Carl Zeiss. A capacidade do número de estrelas projetadas, do Norte ao Sul, é aproximadamente de sete mil, de modo a não sobrecarregar a visão humana.