Site icon Tribuna de Minas

Juiz de Fora ultrapassa 19 mil casos confirmados de Covid-19

PUBLICIDADE

Com 95 novos casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas, o número de diagnósticos positivos desde março de 2020 subiu para 19.020 em Juiz de Fora nesta terça-feira (16). A Prefeitura (PJF) também confirmou mais cinco novos óbitos em decorrência da doença, elevando o total de vítimas fatais para 774. Também foram registradas 295 suspeitas de infecção pelo coronavírus em 14 horas. Com isso, o total de suspeitas chegou a 59.144 nesta terça.

Das cinco mortes confirmadas nesta edição do boletim, duas ocorreram na segunda-feira (15). As vítimas são duas idosas: uma de 79 anos, que tinha doença cardiovascular crônica e hipertensão arterial sistêmica, e outra de 83, que tinha doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus.

PUBLICIDADE

Outros dois óbitos aconteceram no domingo (14). Uma idosa de 66 anos, que tinha doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e obesidade, e um homem de 59, que tinha hipertensão arterial sistêmica, são as vítimas.

A quinta morte confirmada neste boletim é de uma idosa de 82 anos, que faleceu no dia 31 de dezembro de 2020. Ela tinha doença cardiovascular crônica e outra pneumopatia crônica. Além da idade, as comorbidades, conforme as autoridades de saúde, são fatores de risco para agravamento da Covid-19.

PUBLICIDADE

Quase 300 hospitalizados

Ainda conforme dados da PJF, até as 18h12 desta terça, 289 pessoas estavam internadas em decorrência da Covid-19, sendo 114 em leitos de UTI e 175 em leitos de enfermaria. Até o mesmo horário, a taxa de hospitalização geral nas UTIs da cidade era de 68,77%. Quando considerados somente os equipamentos credenciados ao SUS, o índice subia para 70,95%. Nas UTIs privadas, a ocupação era de 65,04%.

PUBLICIDADE

Todos os dados do boletim epidemiológico são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.

Quase 1.700 idosos com mais de 90 anos foram vacinados

Em três dias, a Secretaria de Saúde da PJF vacinou 1.681 idosos acima de 90 anos, além de 335 profissionais da saúde ativos nesta segunda. A imunização foi realizada em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Departamento de Saúde do Idoso.

PUBLICIDADE

Segundo a PJF, o movimento nos postos de vacinação na segunda foi considerado tranquilo. O maior fluxo ocorreu no Departamento de Saúde do Idoso que, ao todo, recebeu 481 pessoas, sendo 146 idosos de 90 anos ou mais e 335 profissionais da saúde ativos de 60 anos ou mais.

Com a atualização, 65% dos 2.580 idosos de 90 anos ou mais e 57% dos profissionais de saúde ativos de 60 anos ou mais que haviam realizado pré-cadastro já foram vacinados com a primeira dose. A imunização deste público continua das 8h às 16h, sem interrupções, no Departamento de Saúde do Idoso e em mais sete Unidades Básicas de Saúde, a princípio, até sexta-feira (19) . É preciso realizar o pré-cadastramento no site da PJF.

Documentos

A vacinação dos idosos acontece mediante a apresentação, por eles ou por familiares, de cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, declarando que a pessoa reside no local.

No momento da vacinação, todos os profissionais de saúde da ativa e com 60 anos ou mais deverão apresentar documento (original e cópia) da carteira de registro do Conselho de Classe e também de um documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde. Este público inclui todos aqueles profissionais de saúde ativos que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais, que atuem nas redes pública e privada e não foram vacinados até o momento. As diretrizes seguem o Informe Técnico do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

Confira os locais de vacinação:

* Departamento de Saúde do Idoso: na Rua Batista de Oliveira 943;
* UBS Benfica: Rua Guararapes 106;
* UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.
* UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida 775;
*UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares 1.910;
* UBS Santa Luzia: Rua Torreões s/nº;
* UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer 1.433;
* UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.

Exit mobile version