Juiz de Fora é um dos sete municípios brasileiros selecionados para participar de um projeto piloto de emissão de alertas da Defesa Civil. O objetivo é garantir que informações sobre situações de emergência sejam vistas no celular.
O formato do aviso é de Flash SMS, um pop-up que mostra a mensagem no meio da tela do celular, sem que o indivíduo precise clicar na caixa de mensagens. A iniciativa foi desenvolvida pela Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap) e estará em vigor a partir desta segunda-feira (16).
Além da cidade da Zona da Mata, Anápolis (PE), Angra dos Reis (RJ), Parauapebas (PA), Paranaguá (PR), Petrolina (BA) e Petrópolis (RJ) também vão participar do projeto. De acordo com nota divulgada pela Prefeitura de Juiz de Fora, de início apenas alertas da Defesa Civil de situações graves vão ser emitidos via Flash SMS, com severidade “Muito Alta” ou, então, classificadas como “Extreme” pelo protocolo CAP (Protocolo de Alerta Comum, na sigla em ingês).
O projeto foi idealizado na última sexta-feira (13), com a Defesa Civil Nacional, quando foi divulgado que existe a possibilidade de lançar outros tipos de alertas no futuro.
A iniciativa vai passar por um período de testes nos municípios, para avaliar os objetivos e traçar os resultados, como a receptividade da população e o bom funcionamento do sistema.
O projeto conta com um eixo em telecomunicação composto pela Anatel, Conexis e ABR Telecom responsável por colocar em prática o sistema. Para os usuários cadastrados no serviço de alerta da Defesa Civil via sms, através do número 40199, a partir desta segunda-feira será enviada uma mensagem informando a novidade.
Como se cadastrar no serviço de alerta por SMS da Defesa Civil
Para se cadastrar e receber os alertas basta enviar um SMS com o CEP para o telefone 40199. O serviço é gratuito e entra em vigor de forma imediata.