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Usuários reclamam de problemas em aplicativo de horário de ônibus em JF

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Considerado um recurso indispensável para a mobilidade de grande parcela de juiz-foranos, o aplicativo Cittamobi permite que os usuários do transporte coletivo consultem, em tempo real, a localização dos coletivos e as estimativas dos horários de chegada e saída dos veículos em mais de 5.200 pontos de ônibus espalhados pela cidade. Ao menos, é o que deveria acontecer em teoria. Na prática, uma grande parcela da população tem relatado recentemente não conseguir utilizar adequadamente os recursos disponibilizados pela plataforma, que é gratuita e pode ser baixada em celulares Android ou iOS. Para conferir e entender quais são os principais problemas vivenciados pelos usuários, a Tribuna foi às ruas para ouvir os dilemas enfrentados pelos passageiros.

Eram 15h20 quando o coordenador de cozinha Leandro César dos Santos chegou ao ponto de ônibus da Avenida Rio Branco, próximo ao Parque Halfeld, para ir para seu local de trabalho, na Avenida Olegário Maciel. Naquele momento, o aplicativo mostrava que a previsão inicial de chegada da linha que Santos esperava, 515 (Dom Orione), seria às 15h40. Entretanto, às 15h43, sem que nenhum sinal visual ou sonoro sinalizasse a chegada do coletivo aguardado, a linha desapareceu do quadro de previsões do Cittamobi. Momentos após, ela voltou a aparecer, entretanto com uma nova estimativa. Conforme a plataforma, o próximo coletivo somente passaria após 94 minutos. Subitamente, às 15h50, Santos se despediu rapidamente da reportagem para adentrar na linha 515 que havia acabado de chegar – sem que existisse a indicação da chegada do coletivo no app.

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Grande parcela da população tem relatado não conseguir utilizar adequadamente os recursos disponibilizados pela plataforma (Foto: Felipe Couri)

Instabilidades causam transtornos

Para Santos, que relatou utilizar o Cittamobi cotidianamente em seus deslocamentos, as instabilidades enfrentadas pelos usuários configuram o maior problema do aplicativo. “O Cittamobi costuma até funcionar na maioria das vezes, mas, em alguns momentos, ele apresenta uma série de instabilidades que atrapalham bastante. A principal é quando você está aguardando o ônibus e, do nada, a estimativa de chegada dele desaparece ou aumenta substancialmente, como aconteceu agora há pouco”, relatou. Outra reclamação do usuário é que, em outras versões do aplicativo, era possível verificar com mais clareza a localização em tempo real dos coletivos no mapa. A Tribuna tentou utilizar essa funcionalidade do Cittamobi em dez linhas aleatórias do sistema de transporte coletivo da cidade, mas somente obteve sucesso em localizar os veículos no mapa em cinco delas.

A monitora escolar Miriam Nascimento, que aguardava a chegada da linha 113 (Vila Montanhesa /Jardim Gaúcho) no ponto de ônibus da Avenida Rio Branco, no sentido Manoel Honório, também tem queixas relacionadas à plataforma. “Já aconteceu comigo algumas vezes de o aplicativo mostrar que uma linha iria passar em alguns minutos, quando, na realidade, ela já havia passado no ponto de ônibus anteriormente. Eu mesmo já vi isso acontecer com a linha 106 (Parque Independência/Jardim Gaúcho). No Cittamobi, aparecia que o ônibus ia chegar em dois minutos, sendo que, na mesma hora, eu tinha acabado de ver ele saindo do ponto”, argumenta.

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No momento em que a reportagem conversava com Miriam, a previsão de chegada da linha 113 naquele ponto de ônibus, conforme o aplicativo, era 16h30. Entretanto, instantes após a consulta, a tela do celular mostrava outra informação: a linha esperada deveria chegar às 16h06 – fato que se confirmou às 16h08. O estudante de Turismo Gustavo Martins, que esperava no mesmo local a linha 239 (Progresso/Av. Rio Branco), também relatou que, algumas vezes, o app informa horários que não condizem com a chegada dos coletivos nos pontos de ônibus.

Leandro César dos Santos utiliza a app cotidianamente em seus deslocamento e enfrenta muitas instabilidades (Foto: Felipe Couri)

Possíveis problemas serão solucionados, diz Via JF

Procurada, a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio de nota, afirmou que os dados enviados ao aplicativo Cittamobi são de responsabilidade do Consórcio Via JF.

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A Tribuna questionou o Consórcio Via JF, operador único do transporte coletivo da cidade, sobre os problemas enfrentados pelos usuários durante o uso do aplicativo na cidade. Em entrevista, o diretor do Grupo CSC (que assumiu a Ansal em 2015) Rafael Santana afirmou que uma série de questões pode estar causando transtornos aos usuários. O posicionamento é que empresa irá averiguar e solucionar possíveis problemas relacionados ao uso do aplicativo. “Em um primeiro momento, quando nós assumimos toda a operação do transporte coletivo da cidade, no final de setembro, realmente tivemos um período em que alguns dos ônibus zero quilômetro rodaram sem o GPS, que é o equipamento que envia os dados de localização dos coletivos para nossa central. Entretanto, atualmente, toda nossa frota, inclusive os novos micro-ônibus já possuem esses equipamentos instalados e funcionando perfeitamente”, assegurou.

Rafael também levantou algumas possibilidades que podem gerar as inconsistências apresentadas no aplicativo. “Nós possuímos, por incrível que pareça, muitas áreas em Juiz de Fora com a existência de ‘sombras’ na cobertura do sinal das operadoras telefônicas. Como o GPS precisa enviar os dados por meio da internet, pode acontecer que, em algumas regiões ou bairros com dificuldades na cobertura, a transmissão seja interrompida momentaneamente. Como o aplicativo funciona por meio de um fornecedor nosso, vamos verificar o que pode estar acontecendo em situações específicas, e, tão logo essas questões estejam identificadas, iremos consertar de maneira definitiva”, garantiu o diretor.

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Demandada, a Cittamobi, por meio de sua assessoria, se comprometeu a solucionar os problemas apontados pela reportagem. Em nota, a plataforma apontou que fatores externos, tais como oscilações na conexão de internet dos ônibus e a existência de zonas de sombra podem influenciar a previsão em tempo real realizada pelo app. “No Cittamobi, informamos dois tipos de previsão: em tempo real e estimativa. Os usuários do aplicativo têm acesso à previsão em tempo real quando existe um GPS instalado no veículo. Sabendo sua localização exata, calculamos precisamente em quanto tempo ele chegará no ponto de ônibus.” Mediante problemas, sugestões ou dúvidas sobre as funcionalidades, a orientação da empresa é fazer contato pelo e-mail: oi@cittamobi.com.br.

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