Um leitor que preferiu não se identificar enviou pelo whatsapp da Tribuna, imagens do corte de várias palmeiras imperiais realizado pela Empav na tarde desta quarta-feira (15), no condomínio Bosque Imperial, no Bairro São Pedro, na Cidade Alta. A cena causou a indignação de alguns moradores que acompanharam os trabalhos de remoção das árvores.
Por meio de nota, a assessoria da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) informou que, após constatação, foi verificado que se trata de um loteamento aprovado, sendo a via, então, pública. “Houve manifestação dos moradores e integrantes da Associação de Moradores do bairro, pois as árvores impediam os pedestres de transitarem pelas calçadas. Foi feito então uma solicitação de corte à SMA, pois as árvores ofereciam risco à integridade física das pessoas que acabavam sendo obrigadas a transitarem pelas ruas.
A nota informa, ainda, que o Departamento de Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais (DEAPREN) da SMA autorizou a supressão, entendendo a garantia da acessibilidade das pessoas e a proteção de sua integridade física. “Cumpre registrar ainda que os solicitantes apresentaram dispositivos do Código de Posturas do Município que dispõe sobre a mobilidade urbana, proibindo barreiras que dificultem ou impeçam o livre trânsito de pedestres.”