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Medidas preventivas são adotadas no transporte de passageiros em JF

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Com o avanço do coronavírus pelo Brasil e o alerta das autoridades no que tange à prevenção da doença, as empresas de transporte coletivo e por aplicativo e taxistas já adotam medidas preventivas contra a doença. A preocupação tem a ver com uma das formas de contágio, que é o contato com superfícies contaminadas, como a barra de suporte para quem trafega nos ônibus, por exemplo, e encontra ressonância em demandas dos usuários por mais segurança com relação ao vírus.

Como medida preventiva, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) solicitou às empresas do transporte coletivo urbano que os ônibus façam os trajetos com os vidros abertos para uma melhor circulação do ar, e também que realizem a higienização com frequência nos veículos, como sugerem os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Não há recomendações para outras mudanças.

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De acordo com a empresa Auto Nossa Senhora Aparecida Ltda (Ansal), que também representa parte do Consórcio Via JF, o sistema de transporte vai continuar operando normalmente, uma vez que, por enquanto, não existe recomendação dos órgãos de saúde para interromper o serviço. A Ansal informou ainda que, a partir da próxima semana, vai fazer uma ação com dicas de prevenção com folhetos informativos no interior dos ônibus e que está reforçando a higienização dos veículos, principalmente, nos balaústres onde os passageiros colocam as mãos.

Já a Associação Profissional das Empresas de Transportes de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp) informou que, como precaução, está prestando orientação e informação aos funcionários no atendimento ao público nas lojas e deixando dispensadores de álcool gel disponíveis em cada guichê. A associação também afirmou que as empresas de ônibus estão seguindo recomendações dos setores de segurança do trabalho e saúde ocupacional com base nas recomendações do Ministério da Saúde e intensificando medidas internas de higienização, além de estarem aguardando posicionamento da Settra e da Secretaria de Saúde quanto a outras medidas que alterem a operação.

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Álcool em gel em táxis e transporte por aplicativo

No caso dos táxis, a orientação para os motoristas prestadores do serviço é ter álcool em gel no veículos, manter o carro sempre arejado e, quando estiverem parados nos pontos, ficar com os vidros abertos para a circulação do ar, além de ter o automóvel sempre limpo. “Como somos profissionais que lidamos a toda hora com dinheiro, que é algo que circula muito, passando por diversas pessoas, é bom que os motoristas utilizem o álcool em gel”, ressaltou Aparecido Fagundes, diretor tesoureiro do Sindicato dos Taxistas de Juiz de Fora. Ele ainda destacou que os taxistas também estão sendo orientados quanto à limpeza das maçanetas das portas com o produto nos veículos que ainda não são elétricos. “São medidas simples para prevenção e que não custam nada”, afirmou.

O vice-presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos (AmoAplic/JF), Sóstenes Josué, disse que a categoria está preocupada com a questão, pois considera que se encontra em uma situação de risco, já que, a toda hora, tem contato com pessoas diferentes. “É uma média de 20 corridas por dia. Imagina com quantas pessoas diferentes lidamos no mês?”, ressaltou. Assim, segundo ele, a associação tem orientado os motoristas, primeiro, a não fazer alarde, mas sempre adotar as medidas de prevenção, como uso do álcool em gel e evitar pegar na mão das pessoas. “São ações simples e básicas que fazem a diferença”, enfatizou. Conforme Josué, a associação preparou uma arte com as medidas do Ministério do Saúde a fim de ser enviada a todos os motoristas da AmoAplic/JF, para alertá-los e orientá-los.

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A Uber, por exemplo, divulgou em seu site que está monitorando, ativamente, a situação do coronavírus e tomando medidas para ajudar a segurança da população. Entre as ações, está a disponibilização de uma equipe, 24 horas por dia, para auxiliar as autoridades no plano de resposta contra a epidemia. A Uber afirma que irá adotar, inclusive, a suspensão temporária de contas de usuários ou motoristas parceiros após a confirmação de que contraíram ou foram expostos ao Covid-19. A empresa também ressaltou que está contando com a consultoria de um epidemiologista para garantir que as medidas tomadas por ela sejam embasadas em orientações médicas e afirmou que qualquer motorista ou entregador parceiro diagnosticado com a doença ou que tiver quarentena solicitada por uma autoridade de saúde pública receberá assistência financeira durante até 14 dias enquanto sua conta estiver suspensa. A Uber ainda destacou estar disponibilizando desinfetantes para ajudar os motoristas parceiros a manterem o carro limpo. No que diz respeito às entregas, a Uber orientou que, se for da vontade do usuário, ele pode deixar uma instrução no app do Uber Eats para pedir ao seu entregador que deixe o pedido na porta.

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