Site icon Tribuna de Minas

Juiz-foranos ainda enfrentam problema para fazer carteira de identidade

PUBLICIDADE

Ao preencher o campo de solicitação de carteira de identidade para a Unidade de Atendimento Integral (UAI- Juiz de Fora), presente no espaço cidadão no site do Estado de Minas Gerais,o usuário se depara com o aviso: “Não há datas disponíveis, selecione outra unidade”. A indisponibilidade de vagas no sistema por conta da agenda totalmente ocupada, somada à suspensão do mesmo serviço prestado pela Câmara Municipal, causa dificuldade no acesso ao documento.

“Só consegui vaga para fazer o documento da minha filha para um prazo de uma semana e meia depois. Não havia data a princípio, todas estavam indisponíveis. Aconteceu de conseguir marcar, mas isso só foi possível porque me antecipei. Depois de conseguir agendar, esperei por uma semana e voltei para pegar o documento pronto”, narra a esteticista Flávia Toledo. A indisponibilidade de vagas para o agendamento também prejudicou a filha da comerciária Elizabete Mendes, que perdeu uma viagem marcada para a próxima sexta-feira (17).

PUBLICIDADE

Elizabete compareceu à Câmara para fazer o documento, no entanto, por conta da suspensão do serviço no Legislativo, ela foi encaminhada ao Uai. “Estava com a passagem da minha filha de 13 anos comprada. Mas por conta da idade, ela não pode viajar apenas com a certidão de nascimento. Precisaríamos fazer a identidade, porém, não conseguimos. Nos disseram que deveríamos agendar pelo site. Explicamos que era um atendimento de urgência, que ela perderia a viagem, trouxemos o bilhete, inclusive, mas eles não aceitaram.”

O estudante Gustavo Lopes de Almeida conseguiu agendar um horário para fazer a carteira de identidade após uma semana. Ele foi junto com a mãe, Elza Maria Lopes, fazer o documento, para que possa tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Fomos duas vezes à Câmara e nos disseram que o atendimento só retorna em abril. Nos encaminharam para cá. Precisamos atrasar o início das aulas na autoescola, por conta do documento.”

PUBLICIDADE
O estudante Gustavo Lopes de Almeida atrasou inicio da preparação em autoescola por conta da demora no agendamento para fazer carteira de identidade (Foto: Fernando Priamo)

O coordenador de Gestão Especial dos UAIs, Philippe Eustáquio Climaco da Silva, confirma que a alta demanda por carteiras de identidade causa dificuldade no acesso às vagas no site do Estado. Ele explica que há um movimento sazonal nos primeiros meses do ano, por conta das férias, período no qual as pessoas buscam mais o serviço. Em janeiro deste ano, 1.600 pessoas foram atendidas pelo UAI, e, em fevereiro, 1.478. “O sistema, no momento, não mostra nenhuma janela nos próximos dez dias. Ele tem esse período como medida. Mas os usuários devem verificar o site sempre que possível, porque ele é atualizado de hora em hora.”

Ainda segundo Silva, houve uma alteração no sistema no fim do último ano, quando os agendamentos eram liberados à meia-noite. “Percebemos que esse procedimento não respeitava o princípio da isonomia, porque muitas pessoas não podiam, ou não tinham acesso ao sistema naquele horário, quem entrava por volta do meio-dia, por exemplo, não conseguia encontrar mais espaço para marcar o agendamento. Por isso, adotamos um modelo que libera as vagas de hora em hora, e, conforme a demanda é atendida, novos horários são disponibilizados.

PUBLICIDADE

Dois colaboradores foram contratados para reforçar o atendimento, e há a previsão de que mais um deva entrar na próxima semana, de acordo com o o coordenador de Atendimento da UAI Consórcio Minas Cidadão, Henrique Tomich. “Não houve comunicação antecipada (da Câmara) para que pudéssemos fazer a adequação. É de nosso total interesse aumentar o número de pessoal, para atender toda a demanda. Mas para iniciar o atendimento, o funcionário precisa ter um treinamento na Academia de Polícia de Belo Horizonte, que não acontece com frequência. Pedimos urgência na abertura de vagas para esse treinamento, porém dependemos de aprovação.”

Retomada do serviço previsto para abril na Câmara

As obras para o reforço do assoalho no andar de cima do prédio da Câmara fizeram com que, em um primeiro momento, o serviço de emissão de carteiras fosse reduzido pela metade. Com a extensão das intervenções, para a colocação de um novo forro, o atendimento foi suspenso até abril. A previsão é de que ele seja retomado no dia 6. “A obra visa a segurança não só dos assistentes e servidores da Câmara, mas também de todos os cidadãos que frequentam as audiências e reuniões no plenário, por isso, ela é fundamental”, ressalta o coordenador do Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara, Luís Eugênio Ribeiro Bastos. Embora o agendamento de novas carteiras esteja suspenso, Bastos ressalta que as carteiras prontas podem ser retiradas normalmente, assim como o serviço de verificação da liberação da 2ª via e as informações sobre a retirada do documento.

PUBLICIDADE
Exit mobile version