Site icon Tribuna de Minas

Evento debate 50 anos dos acontecimentos de 1968

PUBLICIDADE
Jornalista Denise Assis será uma das convidadas do Erecom. Atualmente, é assessora/pesquisadora da Comissão da Verdade do Rio (Foto: Divulgação)

No ano em que os acontecimentos de 1968 completam 50 anos, a Faculdade de Comunicação da UFJF promove, a partir desta segunda-feira (15), o XVI Encontro Regional de Comunicação (Erecom). Com o tema “1968 – lembrar e pensar”, o evento visa discutir os marcos deste ano, como o início das grandes mobilizações estudantis contra a ditadura militar no Brasil e o Tropicalismo, a partir da ótica da comunicação.

A programação será composta por mesas temáticas, grupos de trabalho, exposição fotográfica, minicursos e eventos culturais. O evento é gratuito e contará com a participação de jornalistas e fotojornalistas de todo o país que vivenciaram os eventos da época, além de pesquisadores renomados.

PUBLICIDADE

Uma das convidadas é jornalista Denise Assis, com passagens por veículos como Veja, Isto É, Jornal do Brasil, o Globo, e O Dia. Autora dos livros “Propaganda e cinema a Serviço do Golpe” e “Imaculada”, ela debaterá a representação dos fatos de 1968 nas páginas dos jornais na época. A mesa-redonda acontece no dia 15, às 14h, no prédio da Faculdade de Comunicação.

“Rememorar este período nos ajuda a pensar o tempo de hoje, a compreender melhor o curso da história e a agir de forma coerente sobre a realidade que se impõe. Houve uma concentração e uma aceleração de acontecimentos, que sinalizaram a constituição de um novo paradigma de ordenamento do mundo, em especial na comunicação: as inovações tecnológicas, como os satélites, possibilitaram a rápida circulação das informações, que se deslocaram da esfera local para a global. Assim, as imagens das guerras, dos protestos juvenis e dos movimentos pelos direitos civis tiveram impacto em todo o mundo”, ressalta a professora e uma das organizadoras do evento, Christina Musse.

PUBLICIDADE

O evento contará, também, com uma sessão cultural todos os dias à noite, na qual serão lançados os documentários “Comissão da Verdade em Minas Gerais” e “Vozes da Resistência”, produzidos pela Comissão da Verdade de Minas Gerais. A programação conta também com o Sarau Marginal com a leitura da peça O Rei da Vela por membros e ex-membros do Grupo de Divulgação.  A programação completa está disponível no site www.facebook.com/erecomufjf. O encontro acontece até a próxima quarta-feira (17).

 

PUBLICIDADE
Exit mobile version