Site icon Tribuna de Minas

PJF confirma mais três mortes e 102 novos casos de Covid-19 nesta sexta

PUBLICIDADE

Mais três pessoas morreram em Juiz de Fora em decorrência da Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), entre as três novas vítimas, duas faleceram nesta quinta-feira (13): um homem de 50 anos, que tinha diabetes mellitus, doença cardiovascular crônica e doença renal crônica; e uma idosa de 87 anos, que também tinha doença cardiovascular crônica. O terceiro óbito, de um idoso de 75 anos, ocorreu nesta sexta (14). Segundo a Secretaria de Saúde, ele não tinha histórico de outras doenças associadas.

Com a atualização, já chega a 134 o número de vidas perdidas na cidade para a doença. Este é o 11º dia consecutivo em que há mortes registradas na cidade.

PUBLICIDADE

Outras duas mortes, cujas causas podem ter relação com a Covid-19, ainda estão sendo investigadas. Conforme as autoridades em saúde, as comorbidades, além da idade, são fatores que contribuem para evolução do coronavírus.

O levantamento desta sexta também apontou que, desta quinta para sexta, o município voltou a atestar mais de cem diagnósticos de coronavírus em 24 horas. Foram 102 novas confirmações da doença no período. Com isso, já chega a 4.186 o número de confirmações da Covid-19 na cidade desde o início da pandemia.

PUBLICIDADE

Em relação às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram novos 240 registros. No total, Juiz de Fora já contabilizou 14.806 casos suspeitos de coronavírus.

Doze mortes em uma semana

Em uma semana, Juiz de Fora confirmou 12 mortes causadas pela Covid-19. O número passou de 122, na sexta-feira passada (7), para 134 nesta sexta. Também em sete dias, as confirmações subiram em 293. Já o número de suspeitas subiu em 1.101.

PUBLICIDADE

Taxa de ocupação UTI é de 72%

Informações disponibilizadas pela Prefeitura, por meio do painel gerencial de dados da Covid-19, mostravam que até por volta das 18h desta sexta-feira, a taxa de ocupação total de leitos de UTI na cidade era de 72,08%. Do total de 283 leitos existentes, 204 estavam ocupados. Destes, 62 eram em razão da Covid-19 (pacientes com suspeita ou diagnóstico). Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação era de 71,58%.

Em relação aos leitos de enfermaria, até o mesmo horário, 57,96% estavam ocupados. Ou seja, dos 1.382 equipamentos de enfermaria existentes em toda a rede de saúde de Juiz de Fora, 801 estavam ocupados. Das pessoas internadas em enfermaria, 85 tinham resultado positivo ou aguardavam diagnóstico para a Covid-19. Em sua totalidade, a cidade tinha 147 casos de hospitalização devido ao coronavírus. O painel gerencial também apontava que a taxa de isolamento social, na cidade, nos últimos sete dias, estava em 48,96%.

PUBLICIDADE

Todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.

Quase 30% dos exames são positivos

De acordo com a Secretaria de Saúde, a parceria entre a Prefeitura e a Universidade de Juiz de Fora (UFJF), que vigora desde abril, já viabilizou a realização de 4.246 exames de Covid-19. Deste total, 1.243 atestaram positivo para a doença, ou seja, quase 30%. Ao longo da última semana, a parceria viabilizou 282 testes, dos quais 55 acusaram o coronavírus.

Os resultados são das amostras analisadas pelos laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Conforme a pasta municipal, os laboratórios são credenciados pela Vigilância Sanitária para realização dos testes.

O exame, gratuito, é destinado aos profissionais de saúde sintomáticos, entre o terceiro e o décimo dia de sintomas; todos os pacientes internados em “leitos covid”, pactuados com o Município; e os atendidos na atenção básica, em situação de vulnerabilidade, ou seja, pessoas acima de 65 anos, cuidadores de idosos, diabéticos, hipertensos descompensados e obesos. Também estão incluídos nessa relação servidores sintomáticos da segurança pública, do Departamento Municipal de Limpeza Pública (Demlurb), da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), dos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas) e dos demais serviços de assistência social que prestam atendimento direto à população.

Exit mobile version