Site icon Tribuna de Minas

Crianças aprendem sobre rito do lava-pés na paróquia do Bom Pastor

Fotos: Fernando Priamo

PUBLICIDADE

Cerca de 40 crianças compareceram à paróquia do Bairro Bom Pastor, na Zona Sul de Juiz de Fora, para aprender sobre o rito do lava-pés, nesta quinta-feira (14). O dia, que é conhecido como quinta-feira de Endoenças, é tradicional pela recordação da última ceia, momento em que Jesus jantou com os seus apóstolos antes de ser morto. A celebração encerra o período da Quaresma e leva vários fiéis às igrejas juiz-foranas durante todo o dia.

Crianças estiveram acompanhadas de familiares na manhã desta quinta na paróquia do Bom Pastor (Foto: Fernando Priamo)

Segundo o pároco do templo religioso e idealizador da iniciativa no Bom Pastor, padre João Paulo, a ideia do encontro foi incentivar a presença dos pequenos. “Nós temos esse carinho com a missa das crianças todo domingo, às 10h. É uma celebração que, de certo modo, é voltada para a participação dos jovens. Nos momentos mais fortes da igreja, a gente tenta valorizar um momento mais dedicado à presença das crianças”, explica.

PUBLICIDADE

Durante a manhã, as crianças presenciaram a leitura do evangelho e conversaram com as catequistas da paróquia sobre o lava-pés. Foi explicado o motivo simbólico do ato, o qual recorda passagem bíblica que narra o momento em que Jesus lavou os pés de seus discípulos na última ceia. “A ideia é explicar para eles o que é o lava-pés, o porquê de a gente fazer essa celebração no dia de hoje”, diz a coordenadora da catequese na igreja do Bom Pastor, Lara Reis. 

O ato é repetido em diversas celebrações eucarísticas na quinta-feira de Endoenças e foi feito pelas catequistas com as crianças no templo da Zona Sul. Os pequenos ainda repetiram o lava-pés com os pais e avós que os acompanharam no encontro. “Nós acreditamos que, desde criança, elas vão criando identificação e afinidade para participar da vida na igreja”, conta Ana Lúcia de Souza, que esteve com o companheiro Antônio Carlos Guimarães acompanhando a filha e uma sobrinha na paróquia.

PUBLICIDADE
<
>
Fotos: Fernando Priamo

A veterinária Priscila Resende levou as filhas Maria, de 3 anos, e Cecília, de apenas 40 dias para vivenciar o lava-pés. A mãe acredita que o convívio das crianças com a religiosidade deve ser estimulado sempre que possível. “A gente entende que, se começar fazendo as pequenas coisas, mesmo que elas não tenham compreensão total do que está acontecendo, mas que elas possam participar, aquilo vai se tornando natural e passa a fazer parte da vida delas. A gente tenta levar em todos os momentos possíveis”.

Já a Heloísa Torres esteve com a neta Helena, de 2 anos, pela primeira vez na paróquia do Bom Pastor. “Por conta da pandemia, ela estava afastada (das celebrações). Agora, a gente voltou a participar da missa. Aqui no Bom Pastor é a primeira vez que participamos, porque nós estávamos indo no Senhor dos Passos”, diz a avó, que soube do encontro pela internet e não hesitou em levar a neta. “Eu quero que a Helena comece, desde cedo, a participar, para gostar e fazer essa opção sempre pelo ensinamento de Jesus, que eu acho maravilhoso”.

PUBLICIDADE
<
>
(Fotos: Fernando Priamo)

Programação do final de semana

As solenidades relacionadas à Semana Santa continuam nesta sexta-feira (15), feriado de Paixão de Cristo, e no sábado Santo (16). A partir de sexta, as comemorações fazem parte do Tríduo Pascal, que na liturgia da Igreja Católica são os três importantes dias que antecedem o Domingo de Páscoa. Este ano, as comemorações em Juiz de Fora vão acontecer de modo presencial.

Na sexta, as igrejas relembram a paixão e a morte de Cristo. As comemorações são relacionadas à adoração do Cristo crucificado, sendo feitas leituras da Bíblia e a comunhão eucarística. Em várias igrejas, também é realizada a Procissão do Enterro, conhecida ainda como Procissão do Senhor Morto, em que os fiéis e os religiosos percorrem ruas tocando e cantando músicas fúnebres em homenagem à data.

PUBLICIDADE

Já o Sábado Santo é o dia que se encontra entre a morte de Jesus e a sua ressurreição, e os fiéis realizam recolhimento e orações. Entre o final da tarde do sábado e o amanhecer de domingo, ocorre a Vigília Pascal, o ofício mais importante do calendário católico, que celebra a ressurreição de Jesus.

Confira a programação na Catedral Metropolitana

Sexta-feira Santa

15h – Ação Litúrgica – Oração Universal e Comunhão – presidida por Dom Gil Antônio Moreira;

19h – Sermão do descendimento da cruz proferido pelo Padre Elílio de Faria Matos Júnior. Logo após, procissão do Enterro pelas ruas Santo Antônio e Floriano Peixoto e a Av. Rio Branco.

Confissões: das 8h às 11h.

Sábado Santo

19h – Vigília Pascal seguida de procissão com Santíssimo Sacramento pelo adro da Catedral.

A programação completa pode ser conferida no site arquidiocesejuizdefora.org.br

Exit mobile version