Site icon Tribuna de Minas

JF sedia lançamento nacional de campanha sobre endometriose

PUBLICIDADE

Conscientizar sobre a endometriose e a importância de um diagnóstico precoce da doença são os objetivos da Campanha de Esclarecimentos sobre a Endometriose. A doença atinge 15% da população feminina com idade entre 15 e 45 anos, mas é pouco diagnosticada no Brasil. A campanha, que é nacional, será lançada oficialmente na quinta-feira (16), em Juiz de Fora, com uma palestra do coordenador da campanha, Claudio Crispi, na Suprema.

O especialista também é coordenador do Centro de Referência no Treinamento de Profissionais e Atendimento a Pacientes com Endometriose na Faculdade Suprema e leciona em um curso de pós-graduação da instituição. O curso é direcionado a profissionais interessados em se especializar em cirurgias minimamente invasivas para diagnosticar a doença. Além da palestra de abertura da campanha deste ano, o especialista realiza mutirões de cirurgias em várias cidades brasileiras. O Instituto Crispi, criado pelo médico, também promove palestras, distribuição de folderes e orienta a população por meio de equipes de saúde durante todo o ano.

PUBLICIDADE

Caracterizada por uma localização do endométrio, tecido que reveste o útero, em outros órgãos do corpo humano, a endometriose causa dores intensas e até infertilidade. Os principais sintomas da doença são cólica menstrual intensa, sangramentos na urina ou nas fezes e dor forte durante o ato sexual. De acordo com o instituto, cerca de 50% dos casos de infertilidade nas mulheres são causados pela doença.

Exit mobile version