Prefeito anuncia nove bicicletários em Juiz de Fora


Por Juliana Netto

14/01/2015 às 11h38- Atualizada 14/01/2015 às 19h39

Atualizada às 19h38

Primeiro bicicletário público da cidade entrou em operação no Morro do Imperador em novembro de 2014
Primeiro bicicletário público da cidade entrou em operação no Morro do Imperador em novembro de 2014

Juiz de Fora deverá contar com bicicletários em nove praças da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB), em seu perfil no Facebook . De acordo com o texto, a partir de fevereiro, começarão a ser instalados os primeiros bicicletários na região central e em alguns bairros de grande movimentação. A proposta da Prefeitura é avaliar o impacto dos equipamentos e analisar se existe demanda para expandir a oferta no futuro.

PUBLICIDADE

[Relaciondas_post] Conforme o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, foram adquiridas 50 unidades do bicicletário – no formato “u” invertido -, totalizando cem vagas. Os equipamentos serão distribuídos nos seguintes locais: Praça Antônio Carlos, entorno do Parque Halfeld, Praça da Estação e Praça do Riachuelo (Centro), Praça Jarbas de Lery Santos (São Mateus), Praça Alfredo Lage (Manoel Honório), Praça Agassis (Mariano Procópio), Praça Doutor João Tostes (Bom Pastor) e Praça Jeremias Garcia (Benfica). Os pontos foram escolhidos em parceria com a ONG Mobilicidade.

Após a divulgação da notícia, leitores da Tribuna questionaram, nas redes sociais, a utilidade dos bicicletários se a cidade ainda não dispõe de malha cicloviária, com exceção do anel viário da UFJF. O titular da Settra defende, no entanto, que a inexistência de via exclusiva para bicicletas não inviabiliza a instalação de bicicletários. “O Código de Trânsito Brasileiro já determina que os veículos maiores devem proteger os menores”, disse Tortoriello. “Ainda não temos em Juiz de Fora a conclusão do plano cicloviário nem o dimensionamento dessa demanda. O bicicletário é um primeiro passo. Juiz de Fora nunca teve qualquer iniciativa nesse sentido”, completou.

Em novembro de 2014, o primeiro bicicletário público da cidade entrou em operação no Morro do Imperador. Já na última semana, foi instalada a primeira estação de bicicletas compartilhadas da cidade. As 30 bikes foram instaladas no Campus da UFJF e estão disponíveis todos os dias, das 6h às 22h.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.