A beleza e o charme dos automóveis antigos, considerados verdadeiras relíquias, devem atrair cerca de 20 mil pessoas de diferentes regiões do país para Juiz de Fora neste fim de semana, quando ocorre o Encontro Anual da Associação de Veículos Antigos (AVA-JF). Tradicional no calendário da cidade, o evento chega a sua 18ª edição, reunindo em torno de 700 modelos clássicos das décadas de 20, 30, 40, 50, 60, 70 e 80. O encontro começou sábado (13) pela manhã e segue neste domingo (14) no pátio de eventos do Carrefour. A entrada é gratuita.
Dentre os clássicos que os apreciadores poderão conferir, está o veículo mais antigo emplacado em Juiz de Fora, o Ford T de 1926. “É uma relíquia”, elogia o presidente da AVA-JF, Jorge Levi Mendes Filho, mais conhecido como Jorge Borboleta. “Para ser considerado antigo, o veículo deve ter, pelo menos, 30 anos. Por isso, a nossa margem agora é daqueles fabricados até 1989.”
Comemorando a longevidade do evento, ele destaca que a realização só é possível porque há muitos apaixonados por automóveis antigos. “O encontro é nacional. Os expositores são de diferentes localidades, e os visitantes, também. Assim atingimos a maioridade”, brinca. Na última edição, realizada em 2018, o encontro reuniu expositores de 80 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Goiás.
Boa ação
Para participação, o expositor deve doar cinco quilos de alimentos não perecíveis. “No ano passado, conseguimos arrecadar mais de três toneladas, que foram doadas para instituições da cidade”, conta Jorge. “Nossa expectativa é repetir este número para que possamos fazer o mesmo este ano.” Os visitantes que quiserem ajudar na arrecadação também poderão doar qualquer quantidade de alimento.
Encontro Anual da Associação de Veículos Antigos
Neste domingo (14), das 8h às 17h, no pátio do Carrefour (Av. Rio Branco 5.001 – Graminha)