Após um ano, a UFJF retomou neste mês os serviços de manutenção do campus, com a contratação de empresa responsável. Durante o período, a Tribuna mostrou situações de sujeira e mato alto no anel viário, que incomodavam a comunidade acadêmica. No final do ano passado, a SM21, do Rio de Janeiro, venceu o processo de licitação e assumiu os trabalhos no último dia 4. Conforme a assessoria da instituição, os serviços estão sendo normalizados aos poucos e alguns reparos já foram feitos, como a limpeza e o corte da grama nos jardins da Reitoria, além de melhorias nas tubulações.
O contrato custará pouco mais de R$ 6 milhões por ano e prevê a atuação de 139 profissionais, que executarão os reparos elétricos, hidráulicos, de pintura, refrigeração, vidraçaria e construção, além da limpeza e jardinagem das áreas comuns do campus (fora das unidades), como anel viário e praça cívica. O modelo adotado no acordo, segundo o pró-reitor de Infraestrutura, José Carlos Maluf, foi inspirado no que acontece em outras instituições e torna a prestação do serviço mais profissional. Ele acrescenta que, além do número de funcionários ser maior do que o do último contrato firmado, houve também uma valorização dos profissionais, com salários no valor de mercado.
A UFJF também informou que, atualmente, possui um quadro insuficiente de pessoal neste setor e não há possibilidade de abertura de vagas pelo Ministério da Educação para funções relacionadas ao serviço de manutenção. A universidade ficou sem os serviços durante mais de um ano, sendo que, durante o período, a atuação da equipe acabou ficando limitada aos casos de maior urgência. Com a regularidade dos trabalhos, a UFJF espera sanar as demandas da comunidade interna e do público externo que frequenta o campus, em especial aquelas relacionadas a jardinagem, limpeza e iluminação.