Com a suspensão das aulas no campus de Governador Valadares, alunos, técnicos, professores e a administração da UFJF se mobilizam para ajudar a comunidade de Governador Valadares em decorrência da interrupção no abastecimento de água. A Prefeitura da cidade cortou o fornecimento do insumo por causa da passagem da lama pelo Rio Doce, proveniente do rompimento da barragem de rejeitos em Mariana.
Alunos do movimento Ocupa UFJF se reuniram na última quarta com a pró-reitora de Recursos Humanos, Gessilene Zigler, e formalizaram um pedido para abertura de uma campanha para recolhimento de água. Eles pediram também que seja feito o transporte do insumo até Governador Valadares e a disponibilização de uma ouvidoria para atender os alunos. De acordo com informações publicadas na página do movimento, os centros e diretórios acadêmicos já estão se organizando para realizarem as coletas.
[Relaciondas_post]
Por meio de sua assessoria, a UFJF informou que está com uma série de propostas para oferecer amparo à comunidade, mas que as ações deverão ser definidas em reunião com o reitor Júlio Chebli na manhã desta sexta-feira. Para isso, será feita a interlocução com órgãos do município de Governador Valadares a fim de traçar as ações para o apoio.
A Kizomba, movimento estudantil com representantes em Governador Valadares, também já mobiliza esforços para adquirir água para doar à comunidade. Em uma campanha publicada no Facebook, eles pedem doações em dinheiro para a compra de galões de água. Pontos de coleta ainda serão definidos inclusive com o apoio de parceiros. As informações e postos de coleta serão divulgadas na página #NãoFoiAcidente: Ajude Governador Valadares.
Técnicos e professores também se mobilizam
A coleta de donativos para atender às comunidades afetadas também está sendo realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos (Sintufejuf) e Associação de Docentes das Instituições de Ensino Superior (Apes). A proposta é recolher água para encaminhar a Governador Valadares e outros produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos como água, sal, fubá, óleo e açúcar para Mariana. As doações podem ser feitas na sede da Apes, no campus da UFJF, e na sede do Sintufejuf, na Rua Santo Antônio, 309, ao lado do RU Centro.