Site icon Tribuna de Minas

Católicos celebram dia de Nossa Senhora Aparecida

PUBLICIDADE
Devotos se concentraram desde cedo na Avenida Rio Branco, próximo ao Seminário de Santo Antônio, de onde iniciaram a motociata pela avenida (Foto: Leonardo Costa 12-10-15)

Na manhã desta segunda-feira (12), centenas de pessoas participaram da 20ª Motociata em homenagem à Nossa Senhora Aparecida em Juiz de Fora. Vestindo camisas com a imagem da santa, os devotos se concentraram desde cedo na Avenida Rio Branco, próximo ao Seminário de Santo Antônio, no Bom Pastor, Zona Sul, e, por volta de 10h30, desceram a via. Cercada de pétalas de rosas, a imagem da padroeira do Brasil foi levada em uma das motos e seguiu em cortejo até o Bairro Manoel Honório, de onde retornou subindo a avenida até a Catedral Metropolitana.

O dia foi de agradecimento e muita emoção para os devotos da santa. Um deles, o motoboy Leandro Mendes da Silva, que completa 33 anos nesta terça (13), é um exemplo de superação pela fé. Em 2013, a reportagem da Tribuna o encontrou na saída da procissão, recém-operado de um câncer de boca. Ele havia saído do Hospital 9 de Julho direto para o cortejo, ainda usando sonda para se alimentar. Hoje, já recuperado, agradecia, junto com sua família, as graças alcançadas. “Já fui a Aparecida do Norte agradecer minha cura e hoje estou aqui novamente. Voltei a trabalhar como motoboy, estou 100% recuperado. É muito emocionante”, disse.

PUBLICIDADE

A dona de casa Maria Rodrigues também foi render graças à padroeira do país. Seu filho, um motoboy de 21 anos, sofreu um grave acidente e saiu ileso. “O caminhão praticamente passou em cima da moto, e ele teve apenas arranhões. É a segunda graça que recebo de Nossa Senhora. Meu filho não pôde estar presente, mas está em oração também”, comentou. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, Douglas José Francisquini foi pedir proteção à santa. “É a primeira vez que consigo participar. Trabalho com caminhão e estou sempre na estrada. Hoje, como estou em Juiz de Fora, não podia deixar de estar aqui”, disse.

Algumas pessoas, mesmo sem saber pilotar moto, foram até a Avenida Rio Branco render graças à padroeira. Foi o caso da aposentada Luzia Santos. Ela foi agradecer um milagre recebido. “Minha neta nasceu muito doente, fiz o pedido de cura à Nossa Senhora Aparecida e ela hoje está saudável, completa 3 anos esta semana”, disse, acrescentando que iria esperar a chegada da motociata na Catedral Metropolitana.

PUBLICIDADE

Na Catedral

Às 12h30, os devotos foram acolhidos pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, na Catedral Metropolitana. Seguindo a tradição, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi conduzida por uma motocicleta até o altar, permanecendo no local até o fim da missa. Os motociclistas receberam uma benção especial das chaves e invocaram a proteção da padroeira.

PUBLICIDADE

Os participantes da motociata ainda fizeram uma boa ação: duas latas de leite em pó eram trocadas por uma camisa do evento. Segundo um dos organizadores, Antônio Carlos Lourenço, que organiza a motociata desde o primeiro ano, o material arrecadado será doado ao Grupo Casa, que ajuda pessoas com Aids. “Comecei a fazer a motociata para agradecer uma graça. É muito gratificante ver tantas pessoas unidas em nome da fé”, comentou.

Paróquia reformada

PUBLICIDADE

E no dia da padroeira do Brasil, os fiéis do Bairro Linhares, Zona Leste, receberam um presente: a Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi entregue à comunidade depois de uma obra de reforma e ampliação. O trabalho, que durou cerca de quatro anos, foi realizado, quase que em sua totalidade, por detentos do Ceresp. O interior da igreja foi reformado e ganhou mais espaço, e um estacionamento foi construído.

Wellington da Costa, 38, é um dos únicos que participou desde o início do projeto. Ele começou quando ainda cumpria pena no Ceresp de Juiz de Fora. Devido ao bom desempenho apresentado durante esse tempo, recebeu alvará de soltura, foi contratado e passou a ser remunerado. “Muitos não acreditam que um ex-detento pode se regenerar. Estou provando a todos que isso é possível”, disse.

 

 

 

Exit mobile version