Site icon Tribuna de Minas

Professor da UFJF lança livro sobre trajetória de Plínio Salgado

PUBLICIDADE
Juiz de Fora foi a cidade escolhida para o lançamento da edição brasileira. O livro foi lançado em 2017 em Portugal (Foto: Divulgação)

Professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Leandro Pereira Gonçalves lança, nesta quarta-feira (12), seu primeiro livro autoral – Plínio Salgado: um católico integralista entre Portugal e o Brasil (1895-1975). Segundo o autor, o propósito do livro, que é resultado de mais de duas décadas de estudos acadêmicos, é fazer uma análise da trajetória política, cultural e religiosa da maior liderança histórica do principal movimento fascista brasileiro – a Ação Integralista Brasileira.

“O livro aborda sua trajetória (de Plínio Salgado), desde seu nascimento, do seu contexto familiar e cotidiano, até a morte. Um dos tópicos centrais desta trajetória é a influência de Portugal: a intelectualidade portuguesa contribuiu muito para a formação do integralismo brasileiro na década 1930, e depois ele, na época do Estado Novo, foi exilado no país. Com seu retorno ao Brasil, em 1946, valores portugueses aparecem na vida política da época”, resume.

PUBLICIDADE

O autor visa propor uma reflexão sobre o conservadorismo político brasileiro. “Por ser considerado o principal nome do movimento, Plínio Salgado até hoje é lembrado e idolatrado por neointegralistas espalhados pelo Brasil, que têm como propósito a implantação de uma política incorporada a este discurso”, pontua o professor, que também frisa a importância de contribuições a respeito de movimentos à direita e do conservadorismo brasileiros para a História.

Juiz de Fora foi a cidade escolhida para o lançamento da edição brasileira – o livro foi lançado no ano passado em Portugal, Conforme o autor, o movimento integralista no município foi bastante atuante, e recebeu a visita de Plínio Salgado diversas vezes. O evento acontece a partir das 19h, desta quarta-feira (12), na Planet. Os exemplares estarão disponíveis para compra, no valor de R$ 59.

PUBLICIDADE
Exit mobile version