A Prefeitura de Juiz de Fora lançou, nesta sexta-feira (11), o Comitê Municipal de Enfrentamento à Dengue, como forma de frear o avanço da doença na cidade e evitar que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, propague outras enfermidades, como a febre chikungunya, o zika vírus e a febre amarela. Para conseguir esse feito, o prefeito Bruno Siqueira lembrou que, enquanto não surgir uma vacina para a dengue, a cidade deverá enfrentar batalhas anuais contra o mosquito.
O chefe do Executivo pediu o envolvimento de todos os setores da sociedade e colocou todo o equipamento administrativo em alerta. Participam do comitê criado nessa sexta as secretarias de Saúde, Comunicação Social, Educação e de Atividades Urbanas, além do Demlurb, Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Subsecretaria de Vigilância Epidemiológica, Conselho Municipal de Saúde e as unidades de atenção primária à saúde (Uaps) e as de urgência e emergência.
[Relaciondas_post] Somente neste ano, foram 4.344 pessoas infectadas com a dengue em Juiz de Fora, número que representa 789 casos por cem mil habitantes. O Ministério da Saúde considera que municípios com incidência superior a 300 casos por cem mil habitantes estejam em situação de alta transmissão da doença. O número de casos é quatro vezes maior que no ano passado, quando houve 824 confirmações da doença. Nesta quinta-feira, a Superintendência Regional de Saúde lançou a campanha “10 minutos contra a dengue”, focada na mobilização social para controle do vetor.