Site icon Tribuna de Minas

Juiz de Fora tem segundo dia com alta no número de internações por Covid-19

PUBLICIDADE

O número de pessoas internadas em decorrência de suspeita ou diagnóstico positivo de Covid-19 tem aumentado em Juiz de Fora. Nesta quarta-feira (11), o município registrou o segundo maior número de pessoas hospitalizadas, em um único dia, desde o início da pandemia: 208 pessoas internadas em ‘leitos Covid’ – que abrange os leitos de enfermaria e os de UTI. A quantidade de internados só não é maior do que a registrada em 26 de setembro, quando 211 pessoas estavam hospitalizadas na cidade. Nesta terça (10), 198 moradores de Juiz de Fora estavam internados em leitos Covid. Os dados são do painel gerencial de dados da Covid-19, atualizado pela Prefeitura (PJF) diariamente.

O levantamento da Tribuna, que aponta os dados de internações na cidade, foi feito às 18h desta quarta. Até o mesmo horário, a taxa geral de ocupação em leitos UTI na cidade era de 83,15%. Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, entretanto, o índice de ocupação subia para 87,79%. Em relação aos leitos de enfermaria, 66,96% estavam ocupados.

PUBLICIDADE

120% de ocupação no HPS

Nesta quarta, o painel da Prefeitura também mostrava que a taxa de ocupação de leitos UTI no Hospital Pronto Socorro (HPS) era de 120%. Questionada pela Tribuna, a Secretaria de Saúde informou que não se trata de um “esgotamento do número de leitos”, e explicou que, embora seja vocacionado para trauma, o HPS é porta aberta para todas as especialidades. Por esse motivo, dois pacientes que deram entrada na unidade com suspeita de Covid-19 foram atendidos, o que levou ao percentual de 120% de ocupação dos leitos, visto que duas vagas foram abertas de forma provisória exclusivamente para atender a esta demanda.

Conforme a pasta, eles tiveram o diagnóstico confirmado e se encontram internados em leitos UTI, assim como outros dez pacientes “não Covid”, que também estão internados nos demais leitos de tratamento intensivo do hospital. A secretaria pontuou também que o hospital não é referência para a doença, uma vez que novos leitos destinados ao tratamento à Covid-19 foram implantados em outros hospitais.

PUBLICIDADE

Boletim registra 127 novos casos

Apesar de não ter confirmado óbitos pela doença nesta quarta, o boletim epidemiológico atualizado trouxe o registro de 127 novos casos de Covid-19 em um dia. Com isso, já chega a 7.665 o número de confirmações na cidade desde o início da pandemia. Em relação às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram 172 novos registros no mesmo período. No total, Juiz de Fora já contabilizou 27.117 casos suspeitos.

O número de mortes pela Covid-19 na cidade é de 274 até o momento.

PUBLICIDADE

Todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.

Ana Nery passa a integrar rede de contingência

As informações do painel da PJF informam, dentre outros dados, o número de leitos Covid disponíveis em toda a rede de saúde da cidade – pública e privada, além da taxa de ocupação desses equipamentos. A Tribuna verificou que, nas últimas semanas, o número total de leitos de enfermaria disponíveis em toda a rede passou de 1.405 para 1.695, segundo dados desta quarta. O número total apresenta variações, conforme a Tribuna mostrou na semana passada.

PUBLICIDADE

Questionada sobre a mudança, a Secretaria de Saúde informou que o Hospital Ana Nery entrou no plano de contingência da Covid-19 do Município/Estado. Desta forma, os leitos da unidade passaram a ser contabilizados no painel da PJF. No total são 290 vagas na enfermaria, sendo 274 credenciados ao SUS, e dez leitos de UTI, todos credenciados ao SUS.

Exit mobile version