Site icon Tribuna de Minas

Desfile de moda faz campanha para doação de sangue

PUBLICIDADE
Na passarela, mais de 20 modelos desfilaram produções, com acessórios em plástico, remetendo às bolas de sangue usadas nas transfusões. (Foto: Fernando Priamo)

Na passarela da vida, um desfile de solidariedade. Mantendo a tradição, alunos e professores do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora realizaram, em parceria com o Hemominas – Hemocentro de Juiz de Fora, o desfile “Doação sempre na moda” que atraiu a atenção de quem passava pela Rua Mister Moore na manhã chuvosa de sábado (11). Na passarela, mais de 20 modelos desfilaram produções feitas em xadrez Vichy, uma tendência para a primeira/verão 2017/2018, com acessórios em plástico, remetendo às bolas de sangue usadas nas transfusões. A ação, que este ano chegou à quinta edição, tem o objetivo de estimular as doações de sangue e abre as comemorações pelo mês do Doador Voluntário de Sangue, cujo dia é 25.

<
>
Foto: Fernando Priamo

Segundo a coordenadora do curso, Paula Castro, durante mais de um mês de trabalho, o grupo, formado por alunos do 1º, 2º e 3º períodos nas disciplinas de modelagem e costura, foi convidado a conciliar a pesquisa das tendências de moda com a importância da causa, unindo os dois temas em uma criação que arrancou aplausos de quem teve a oportunidade de prestigiar. Na sua opinião, ações como essa ajudam a promover a reflexão, inclusive na própria comunidade acadêmica, sobre a importância da doação. O trabalho foi realizado em parceria com a professora Selma Flutt.

PUBLICIDADE

A assistente social Cláudia Lanna, representando o setor de Captação de Doadores do Hemominas, comenta que ações deste tipo impactam positivamente na procura pela doação. Cláudia comenta que, para atender a demanda de 57 hospitais em Juiz de Fora e mais de 20 cidades da região, são necessários cerca de 160 doadores por dia. A média chega de 100 a 110. Hoje, avalia, há um déficit de 30% a 35% de bolsas para atender a população. As doações de sangue podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h. O Hemominas fica na Rua Barão de Cataguases, esquina com a Avenida Rio Branco, no Centro.

 

PUBLICIDADE
Exit mobile version