Site icon Tribuna de Minas

Prefeitura de Juiz de Fora adia avaliação sobre eventos-teste na cidade

Na última segunda, protocolos sugeridos foram apresentados em evento técnico-corporativo, -contemplando uso de máscaras e distanciamento entre participantes (Foto: Fernando Priamo)

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora adiou o anúncio de seu posicionamento sobre possíveis medidas e protocolos para a retomada do setor de eventos em Juiz de Fora ou mesmo de outras ações de incentivo ao setor. Após a realização de três eventos-teste na última semana de fevereiro, a previsão era de que um caminho fosse indicado nesta quinta-feira (11), o que acabou não acontecendo por conta do agravamento dos indicadores da pandemia na cidade.

Em nota encaminhada à reportagem, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio das secretarias de Turismo (Setur); Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) e do Fórum Municipal em Defesa da Vida, informou que “fica adiada a divulgação do relatório com análise e avaliação dos testes realizados na cidade no período de 22 a 27 de fevereiro, enquanto vigorar o estado de restrição mais intensa das atividades no município”.

PUBLICIDADE

As regras mais rígidas citadas na nota foram implementadas por meio de decreto municipal que começou a valer na segunda-feira. Desde então, a cidade entrou na faixa roxa do programa Juiz de Fora pela Vida, que permite apenas o funcionamento de atividades essenciais no município.

Eventos-teste
No final de fevereiro, a cidade sediou três testes para avaliar uma proposta de protocolo para a retomada gradual do setor de eventos apresentada pelo Juiz de Fora Convention & Visitor Bureau (JFCVB). Os eventos-teste realizados foram um encontro corporativo organizado pelo JFCVB exatamente para a apresentação dos protocolos, uma feira de calçados voltada a lojistas e um evento social.

PUBLICIDADE

O JFCVB entende que os eventos presenciais poderiam acontecer já a partir da faixa vermelha do Juiz de Fora pela Vida, restritos a 50 pessoas, capacidade que seria ampliada na medida em que a cidade avançasse nas faixas do programa municipal. Também é sugerida uma série de protocolos e cuidados para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Vice-presidente do JFCVB, Thaís Lima diz que o setor aguarda uma posição mais célere da Prefeitura e mantém a expectativa de que, tão logo a cidade permita o funcionamento de várias atividades comerciais e econômicas, os eventos para até 50 pessoas sejam liberados, conforme protocolos já observados nos eventos-teste.

PUBLICIDADE

“Entendemos o momento atual de agravamento da pandemia, entretanto esperamos da Prefeitura um posicionamento que sinalize se os eventos irão ou não retornar com os devidos protocolos apresentados nos eventos-teste, logo o cenário melhore e as demais atividades econômicas sejam liberadas”, afirmou Thaís.

Ela acrescentou ainda a experiência dos testes realizados em fevereiro, considerados positivos pelo JFCVB. “Com estes eventos, mostramos que é possível esta retomada com a segurança necessária e com menos risco do que os vistos em outras atividades que já funcionam na faixa vermelha, como shoppings, bares e restaurantes”, considerou

PUBLICIDADE
Exit mobile version